Letramentos acadêmicos e gamificação: pontos “fortes” e “fracos” no processo de textualização verbo-visual

  • Gabriel Guimarães Alexandre Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, câmpus de São José do Rio Preto.
  • Fabiana Cristina Komesu Universidade Estadual Paulista - UNESP
Palavras-chave: Letramentos acadêmicos, Gamificação, Discurso

Resumo

Este artigo analisa posicionamentos discursivos em produções verbo-visuais de uma Árvore de habilidades (mecânica do jogo digital on-line League of Legends ) baseada numa atividade gamificada. Posicionamentos discursivos são entendidos como posição enunciativa que caracteriza uma identidade social e ideológica em certo campo discursivo (MAINGUENEAU, 2004). Baseamo-nos em pressupostos teórico-metodológicos dos Estudos de Letramentos (New Literacy Studies) e da Análise do Discurso de linha francesa, no que se refere a práticas sociais de leitura e escrita em contexto acadêmico. A análise qualitativo-interpretativa concentra-se em observar pontos “fortes” e “fracos” reconhecidos pelos próprios sujeitos na atividade. O artigo busca contribuir com estudos de letramentos acadêmicos, apresentando princípios de gamificação como dispositivos e recursos didáticos que podem ser observados em diferentes contextos institucionais (acadêmico e profissional, por exemplo). Além disso, essa proposta ainda tem a vantagem de ser feita ou não com uso de tecnologias digitais.

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Biografia do Autor

Gabriel Guimarães Alexandre, Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, câmpus de São José do Rio Preto.
Pós-graduando (Mestrando) no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UNESP
Fabiana Cristina Komesu, Universidade Estadual Paulista - UNESP
Professora de Língua Portuguesa no Departamento de Estudos Linguísticos e Literários da UNESP
Publicado
2019-12-23
Como Citar
Guimarães Alexandre, G., & Cristina Komesu, F. (2019). Letramentos acadêmicos e gamificação: pontos “fortes” e “fracos” no processo de textualização verbo-visual. Revista Linguagem & Ensino, 22(4), 1199-1220. https://doi.org/10.15210/rle.v22i4.16456
Seção
Artigos