Alfabetização acadêmica de estudantes de geologia e paleontologia de uma universidade argentina

  • María Angélica Diez UFpel
  • David Alberto Londoño-Vásquez
  • Norma Cech
Palavras-chave: Práticas discursivas, Educação universitária, Comunicação acadêmica, Alfabetização acadêmica, Ciências da terra

Resumo

Os diferentes níveis de alfabetização acadêmica inicial dos estudantes universitários têm uma relação direta com o desempenho nos primeiros anos de formação acadêmica. Com base nessa afirmação, esses níveis foram investigados em estudantes que ingressaram no Bacharelado em Geologia e Paleontologia em 2018 e 2019 em uma universidade argentina. Um teste de entrada e um teste de saída foram projetados, bem como uma rubrica de revisão que respondia aos objetivos da avaliação. Os resultados obtidos foram analisados quantitativamente. As atividades resumidas de um artigo de divulgação científica nos vestibulares indicaram dificuldades nos níveis de alfabetização acadêmica. Comparativamente aos resultados, foram observados avanços no domínio da compreensão e produção textual; no entanto, elas só se tornam significativas quando os estudantes passam por um ano de estudos universitários, acompanhados em várias atividades da Área de Comunicação Múltipla.

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Publicado
2020-03-19
Como Citar
Angélica Diez, M., Alberto Londoño-Vásquez, D., & Cech, N. (2020). Alfabetização acadêmica de estudantes de geologia e paleontologia de uma universidade argentina. Revista Linguagem & Ensino, 23(1), 237-259. https://doi.org/10.15210/rle.v23i1.17746