Procedimentos para uma intervenção pedagógica na perspectiva discursiva

Palavras-chave: Análise de Discurso, Procedimentos Metodológicos, Ensino de Línguas, Unidade didático-discursiva, Autoria.

Resumo

Este trabalho objetiva fundamentar teórica e metodologicamente as pesquisas de cunho intervencionista no ensino de línguas com base na Análise Materialista de Discurso (AD). Para tanto, a partir de uma retomada do escopo teórico-analítico da AD abordando os conceitos-chave para a abordagem do ensino, desenvolveremos o conceito de unidade didático-discursiva a fim de sistematizar a organização do trabalho pedagógico na perspectiva discursiva. Por fim, construiremos um percurso exemplificado para o planejamento de projetos de ensino na área de letras. Assim, entendemos que a AD fornece importantes subsídios para a intervenção pedagógica com foco no desenvolvimento da autoria, contribuindo significativamente para a formação inicial e continuada de professores de línguas.
Publicado
2021-10-01
Como Citar
Fernandes, C. (2021). Procedimentos para uma intervenção pedagógica na perspectiva discursiva. Revista Linguagem & Ensino, 24(3), 398-421. https://doi.org/10.15210/rle.v24i3.20026