Sílabas complexas na escrita de crianças dos anos iniciais

Indícios sobre o acesso às estruturas intrassilábicas

Palavras-chave: onset complexo, coda medial, aquisição da escrita, fonologia e ortografia, erro (orto)gráfico

Resumo

Este artigo trata do que seria a primeira e mais abrangente motivação para a ocorrência de erros (orto)gráficos em sílabas complexas na escrita inicial segundo o estudo de Pachalski (2020), cujo objetivo foi de descrever e analisar a grafia de onset e de rima ramificados em textos de crianças brasileiras do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. A hipótese defendida é a de que a maioria dos erros observáveis em sílabas complexas seria decorrente da explicitação incompleta da camada correspondente às ramificações silábicas. O estudo parte da perspectiva de que a aquisição da escrita e da fala integram o processo mais amplo de aquisição da linguagem, de forma que relações simétricas e assimétricas podem ser observadas entre os dois processos. A discussão dos resultados baseia-se em uma análise quanti-qualitativa dos dados extraídos dos textos produzidos por crianças dos anos iniciais de escolarização.

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Biografia do Autor

Lissa Pachalski, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutoranda em Letras pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mestra em Letras e Licenciada em Pedagogia pela UFPel. Foi Bolsista de Iniciação Científica (BIC/CAPES, 2014-2016; PIBIC/CNPq, 2016-2017) no Grupo de Estudos sobre Aquisição da Linguagem Escrita (GEALE/CNPq/PPGE/UFPel). Atualmente, segue desenvolvendo atividades de pesquisa junto ao GEALE, com ênfase nos seguintes temas: aquisição da escrita; aquisição fonológica; fonologia e ortografia; grafia de sílabas complexas na escrita inicial; alfabetização e letramento. 
Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas - UFPel
Doutora em Linguística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professora associada da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), atua nos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Letras. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado
2022-03-29
Como Citar
Pachalski, L., & Ruth Moresco Miranda, A. (2022). Sílabas complexas na escrita de crianças dos anos iniciais: Indícios sobre o acesso às estruturas intrassilábicas. Revista Linguagem & Ensino, 24(4), 868-892. https://doi.org/10.15210/rle.v24i4.21278