DOSSIÊ TEMÁTICO: JUVENTUDES E O ENSINO MÉDIO

2023-09-08
Proponentes: Dr. Altair Alberto Fávero (Universidade de Passo Fundo - UPF) Dra. Nora Krawczyk (Universidade Estadual de Campinas - Unicamp) Dra. Rosangela Fritsch (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos) Dr. Darciel Pasinato (Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos) Previsão de publicação: agosto de 2024. Abordar Juventude e escola de forma relacional é um desafio que se impõe quando pensamos políticas educacionais para o ensino médio. Relação bastante complexa que na sua análise envolve múltiplos olhares e referenciais teóricos que evidenciam as tensões e desafios existentes na relação atual entre juventude e escola. Ao mesmo tempo, uma condição juvenil no Brasil particular que se expressa na sua diversidade e na sua identidade de jovem trabalhador. Refletir sobre essa relação implica reconhecer o jovem como sujeito social e a escola, como uma instituição cultural e que seu reconhecimento como direito a ser garantido aos jovens brasileiros é bastante recente. Os jovens são, nesse sentido, sujeitos históricos, diversos em suas experiências, constituídos de distintas identidades, produtos e produtores de seu tempo e espaço, determinantes e determinados pela realidade que vivenciam. A fase juvenil, para além de uma definição cronológica, é um processo complexo estabelecido pela própria existência, não se restringindo a uma etapa intermediária entre a infância e a idade adulta. Compreender a noção de “juventudes”, no plural, significa evidenciar a ideia de que não existe apenas “uma juventude”, mas sim diversos “modos de ser jovem”, diferentes juventudes, diversidades da condição juvenil, formas de vida plural que se materializa nos distintos espaços que vivem. O ensino médio é uma etapa da educação básica que historicamente carrega vários projetos diferentes, e as vezes até antagônicos, de País e de formação humana para nossos jovens. É o caso da reforma do ensino médio materializada na Lei nº 13.415, de fevereiro de 2017 e na Base Nacional do Ensino Médio na égide da economia capitalista globalizada de racionalidade neoliberal que põe em questão uma formação integral e cidadã, bem como as demandas e as realidades das juventudes brasileiras, em especial as periféricas e pobres. Temos a convicção de que pensar a relação entre juventude e ensino médio vai além dessa reforma e requer uma reflexão sobre a condição juvenil contemporânea e os desafios para a escola. O presente Dossiê tem por escopo oportunizar um espaço de socialização, discussão e divulgação das distintas pesquisas que se desenvolve no Brasil e no exterior sobre as “Juventudes e o Ensino Médio”. O Dossiê reunirá textos resultantes de pesquisas e experiências que abordem a temática enquanto objeto de estudo, teorização, problematização e indicativos de alternativas para o campo educacional. Envio de textos até 10 de janeiro de 2024.