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2023-09-18
Chamada de artigos para o dossiê Educação Infantil: da socialização adultocêntrica às culturas infantis Organizadores: Altino José Martins Filho – Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) Marcelo Oliveira da Silva – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Editora responsável: Marta Nörnberg – Universidade Federal de Pelotas (UFPel) No cenário brasileiro, a Educação Infantil vem constituindo sua identidade desde o fim dos anos 1980. No cotidiano pedagógico, o que aproxima adultos e crianças desde bebês, tornando possível a aceitação e o reconhecimento mútuo, são a tendência ao movimento e os diferentes modos de relação com o outro. Na escola da infância acontecem cotidianamente diversos encontros, múltiplas aprendizagens e vivências significativas. Este dossiê almeja receber trabalhos inéditos versando sobre os diversos processos de socialização que ocorrem na Educação Infantil. Nesse sentido, a partir do tema, o dossiê se propõe a acolher artigos que versem sobre as relações sociais entre criança-criança, com a mesma idade ou entre idades diferentes; criança-adulto, sejam as professoras e professores, outros profissionais e com as famílias; assim como entre adulto-adulto e incluindo as relações com a comunidade educativa. Por meio da socialização, o que se faz mediante o mais elementar modo de sentir o movimento do viver a vida, o contato entre humanos, e mediante suas formas derivativas de encontro – o toque da pele, o contato visual, a gestualidade, a imitação, a linguagem falada, a escuta, o cheiro, o gosto, as interações, as relações – construímos meios de ação e assumimos a responsabilidade coletiva pelo mundo, pelo outro e por nós mesmos. As relações sociais são a base que solidifica um projeto educacional em um contexto de vida coletiva. A Pedagogia da Infância se apresenta como momento de relação em que se constrói o sentido de historicidade e de pertencimento a uma coletividade.  Abertura para submissões Entre 01 de junho de 2023 e 30 de setembro de 2023 Publicação O dossiê será publicado no n. 68 (2024), em fevereiro/março. Normas editorias e Submissões Acesse https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions