DOSSIÊ TEMÁTICO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA

2024-08-09
DOSSIÊ TEMÁTICO: INOVAÇÃO PEDAGÓGICA NO CONTEXTO EDUCACIONAL DURANTE E NO PÓS-CRISE PANDÊMICA Editor Responsável: Dra. Marta Nörnberg (Universidade Federal de Pelotas - UFPel) Proponentes: Dra. Diana Paula Salomão de Freitas (Universidade Federal de Pelotas - UFPel) Dra. Mayra da Silva Cutruneo Ceschini (Prefeitura Municipal de são Gabriel) Elena Maria Billig Mello (Universidade Federal do Pampa - Campus Uruguaiana.) Apresentação: Proposta de dossiê apresentada pelo Grupo de Pesquisa de Inovação Pedagógica na Formação Acadêmico-Profissional de Profissionais da Educação - GRUPI, que envolve pesquisadoras/es da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Federal do Pampa, da Universidade Federal de Santa Maria e da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. O GRUPI começou em 2016, por pesquisadoras-colegas que acreditam e realizam, em parceria, experiências educacionais inovadoras de cogestão no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, estimulando o protagonismo de todos/as. Com este dossiê queremos compartilhar resultados de pesquisas desenvolvidas de 2020-2023 e socializar o resultado de investigações que objetivaram criar e ampliar estratégias administrativo-pedagógicas com intencionalidade deliberada de gerar as modificações necessárias nas diferentes dimensões educacionais, durante e no pós-crise da pandemia da COVID-19. Temos assumido a inovação pedagógica como ações intencionais críticas, criadas, preferencialmente, de forma coletiva e participativa, que buscam a ruptura com a perspectiva regulatória, por meio de mudanças nas estratégias de gestão, (re)construção, organização e sistematização de conhecimentos, promovendo a humanização, a criatividade, a curiosidade epistemológica, a criticidade e o protagonismo que levem os sujeitos a aprendizagens transformadoras de si, de seus espaços educativos, de suas comunidades e a sua respectiva emancipação. O Dossiê espera receber artigos que: 1. Ofereçam uma visão geral acerca de processos educativos transformadores em termos de uma formação humanizada, a partir de inovações pedagógicas realizadas nas dimensões: currículo, gestão, metodologia, ambiente e relações interpessoais desenvolvidas em contextos formais e não formais de educação. 2. Enfatizem a relevȃncia e o significado da inovação pedagógica emancipatória que busca a ruptura com a perspectiva regulatória, por meio de mudanças nas estratégias de gestão, (re)construção, organização e sistematização de conhecimentos, que levem os sujeitos a aprendizagens transformadoras de si, de seus espaços educativos, de suas comunidades e a sua respectiva emancipação. 3. Socializem estudos e pesquisas sobre de inovação pedagógica emancipatória desenvolvidos durante e no pós-crise pandêmica nas diferentes regiões do Brasil e de outros países. Prazo: Envio dos textos até 30 de outubro de 2024 pelo sistema da revista em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions Os autores devem submeter seus textos para a Seção: Dossiê Inovação Pedagógica Previsão de publicação: março de 2025. Link para orientações gerais para submissão na Revista Cadernos de Educação https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/about/submissions