Práticas interdisciplinares no ensino de agronomia: a metodologia de projetos em ação

  • Helvio Debli Casalinho
  • Maria Isabel Cunha

Resumo

A partir da crítica ao paradigma tradicional, é possível analisar as consequências para a formação do engenheiro agrônomo, que vem provocando descompassos com as necessidades da agricultura brasileira. O texto traz uma análise situada, a partir do cenário de uma universidade pública centenária, onde as tradições demandam culturas que resistem às mudanças, quer nos espaços do currículo, quer nas práticas pedagógicas. Mesmo assim, um grupo de professores propõe aos estudantes uma experiência interdisciplinar, através da metodologia de projetos, inserida no nono semestre do Curso, em que os estudantes precisam aliar prática e teoria; ensino e pesquisa. A descrição do percurso metodológico compõe o texto e a análise dos resultados obtidos apontam para uma formação com perspectivas emancipatórias, baseados em autores como Freire, Cunha, Silva, Gutiérrez e Prado.
Publicado
2016-12-08
Como Citar
Casalinho, H. D., & Cunha, M. I. (2016). Práticas interdisciplinares no ensino de agronomia: a metodologia de projetos em ação. Cadernos De Educação, (54). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i54.10020
Seção
Artigos