Neurociências e Educação: um estado do conhecimento (2010 a 2016)

Resumo

Este artigo apresenta uma síntese acerca das publicações científicas realizadas sobre a Neurociência e suas relações com as intervenções educacionais diante das Dificuldades de Aprendizagem e dos Transtornos de Aprendizagem. Com esse objetivo, a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e as publicações das Reuniões Científicas Anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) constituíram-se como banco de dados, no período dos últimos seis anos (2010 a 2016). A partir de uma pesquisa bibliográfica, este estudo revela o número inexistente de trabalhos sobre as contribuições da Neurociência para a área educacional, bem como o número reduzido de trabalhos apresentados nas últimas cinco Reuniões Anuais Científicas da ANPEd, se comparado ao significativo e crescente número de teses e dissertações defendidas sobre o tema, no contexto nacional.

Palavras-chave: estado do conhecimento; neurociência; dificuldades de aprendizagem; transtornos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Luzia Corrêa Thesing, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pedagoga (UFSM)

Mestre em Educação (PUCRS)

Doutoranda em Educação (PPGE/UFSM)

Fabiane Adela Tonetto Costas, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutora em Educação (UFRGS)
Professora Associada do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM  (PPGE/UFSM)

Publicado
2018-11-21
Como Citar
Thesing, M. L. C., & Costas, F. A. T. (2018). Neurociências e Educação: um estado do conhecimento (2010 a 2016). Cadernos De Educação, (60). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i60.11235
Seção
Artigos