[D]escolarização: Genotexto e Fenotexto das Políticas Curriculares Neoliberais

  • João Paraskeva

Resumo

Tendo como base a anatomia do pêndulo proposta inicialmente por Slavin em 1899 e posteriormente desenvolvida pelo mesmo autor, o presente artigo questiona, não só o carácter redutor de tal perspectiva, porquanto ignora aspectos substantivos e cruciais que têm vindo a ser determinantes, tanto na educação, em geral, quanto no processo de desenvolvimento curricular, em particular – como também denuncia a “via” perigosíssima da escolarização em casa (na verdade, descolarização) ao abrigo da nova neo-lógica [(pl)(el)ástica] das letais e segregantes políticas sociais [no caso, educativas] neoliberais Palavras-chave: neoliberalismo; hegemonia; escolarização em casa; desescolarização; socialização; conhecimento oficial  Abstract:  Based on the Anatomy of the Pendulum initially advanced by Slavin in 1899 and subsequently upgraded by the same author, the present article challenge, not only Slavin´s reductive perspective ­ since it ignores crucial and substantive aspects that have been quite decisive, both in education, in general and with in the curriculum development process, in particular, - but also denounces the dangerous “via” of homeschooling (in fact, deschooling) under the new neo [(pl) (el)astic] logic of the lethal and segregated neo liberal social [in this case educational] policies. Key-words: neoliberalism; hegemony; homeschooling; deschooling; socialization; official Knowledge
Como Citar
Paraskeva, J. (1). [D]escolarização: Genotexto e Fenotexto das Políticas Curriculares Neoliberais. Cadernos De Educação, (18). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i18.1428
Seção
Artigos