Projecto neo-liberal: a perversa recodificação dos significados e das práticas curriculares

  • João Paraskeva

Resumo

Pese embora seja de bom tom destacarmos algumas notáveis formas de resistência, é inegável que vivemos uma época determinada por um vitorioso conjunto complexo de impulsos neoliberais. Irrefutavelmente, e no campo da educação e do currículo, um destes impulsos mais eficazes no seio da estratégia neoliberal tem sido, não necessariamente a sua capacidade de controlo do senso comum, mas precisamente a sua capacidade de uma reconfiguração profunda do senso comum. Este artigo tenta analisar esta forma hábil – contudo profundamente perversa e perigosa – de fazer políticas sociais, uma forma que interfere de uma forma preponderante no verdadeiro significado de determinados conceitos sociais. Em essência a vitória das políticas neoliberais não está dissociada da sua vitória na luta pelo domínio do senso comum.

Publicado
2012-11-12
Como Citar
Paraskeva, J. (2012). Projecto neo-liberal: a perversa recodificação dos significados e das práticas curriculares. Cadernos De Educação, (20). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/1450
Seção
Artigos

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