Trabalho escolar e docente nos discursos oficiais na revista “Nova Escola”
Resumo
Este estudo problematiza as formas como o trabalho escolar e docente e a identidade docente do ensino fundamental vêm sendo interpelada pelos discursos oficiais, veiculados na revista “Nova Escola” na última década do século XX. Inspirada numa análise de tipo foucaultiana, analisa um conjunto de matérias publicadas pela Revista “Nova Escola” entre os anos de 1994 e 2000, totalizando 14 números dessa publicação. Defende que o discurso oficial analisado culpabiliza as/os docentes pelo fracasso escolar, colocando em suas mãos a salvação da escola, reforçando uma ética religiosa que está na origem da função docente e que, contemporaneamente, se combina com um perfil docente mais moderno e arrojado, adaptado a um mercado globalizado. Palavras-chave: discursos educacionais oficiais, reestruturações educativas, trabalho escolar, identidade docente. School Work and Teachers’ Work in the Educational Discourses published in Nova Escola, a journal. Abstract This study problematizes the ways in which school work and teachers’ work, besides the elementary school teachers’ identity, have been shown in official discourses published by Nova Escola, a journal aimed at teachers, in the last decade of the twentieth century. From a Foucaultian perspective, this paper examines articles published in 14 issues of the journal, from 1994 to 2000. It shows that the official discourse has blamed teachers for the failure of education, and has said they will save school, reinforcing religious ethics that is in the genesis of being a teacher. Nowadays, the teacher is also shown as being more modern, more audacious, and very well connected with the globalized market. Key-words: official educational discourses, educational restructuring, school work, teachers’ identity.
Publicado
2012-11-21
Como Citar
Anadon, S. B., & Garcia, M. M. A. (2012). Trabalho escolar e docente nos discursos oficiais na revista “Nova Escola”. Cadernos De Educação, (25). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i25.1511
Edição
Seção
Artigos