O espaço-tempo do estágio nos movimentos do Curso: interrogantes, desafios e a construção de territorialidades

  • Cleoni Maria Barbosa Fernandes

Resumo

Este texto propõe-se a discutir o estágio curricular supervisionado presente na legislação que trata da reformulação curricular nos cursos de graduação, aqui circunscritos aos cursos de formação inicial de professores. Discute o estágio a partir do projeto de curso, da organização curricular, da formação dita específica e da formação pedagógica. Tematiza o estágio nos processos educativos: teoria e prática; conteúdo e forma; modos de produção do conhecimento: conhecimento novo e conhecimento existente que incidem sobre a relação com a prática como componente curricular e a inserção no campo profissional desde o início do curso.Palavras-chave: formação inicial de professores; estágio curricular supervisionado; projeto de curso; territorialidades.Space-time of training in the movements of the university course: interrogators, challenges and the construction of territorialities.AbstractThe present text aims at discussing the supervised curricular training present at the legislation that deals with the curricular reformulation in university courses, in this case specifically the courses of initial teacher education. The text discusses the training from the point of view of the course project, curricular organization, specific degree, and pedagogical degree. It theorizes the training in the educational processes: theory and practice; content and form; and ways of knowledge production: new knowledge and existent knowledge which affect the relation with the training as a curricular component and the insertion in the professional field since the beginning of the course. Keywords: initial teacher education, supervised curricular training, course project, territorialities.
Como Citar
Fernandes, C. M. B. (1). O espaço-tempo do estágio nos movimentos do Curso: interrogantes, desafios e a construção de territorialidades. Cadernos De Educação, (37). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i37.1590
Seção
Artigos