Possibilidades de Leituras: a vida como texto
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar a análise de uma história de vida com vistas a ampliar a compreensão do como um professor torna-se o professor que é. Ou seja, busca-se compreender como o indivíduo vai-se tornando, por meio de suas vivências, de sua relação com outros indivíduos, de sua relação com o contexto macrossocial que o cerca, este professor, com estas ideias, práticas, resistências. A análise aqui apresentada é denominada de científico-literária, e apresenta-se como uma leitura da história de vida considerada em paralelo com textos literários. Ao final, são apresentadas algumas potencialidades deste tipo de análise. Palavras-Chave: Análise – História Oral – Formação de ProfessoresPossibilities of reading: the life as textAbstractThe objective of this article is to present a history of life analysis aiming at to extend the comprehension of how the teacher became the teacher that he is. Which means, searches the understanding of how an individual will became, throughout his life experiences, relationships with others individuals and they relationship with the macro social context that surrounds him, this teacher, with these ideas, practices, resistances. The analysis presented here is called of scientific-literary, and reveals itself as a reading of the history of life considered in parallel with literary texts. In the end, some potentialities of this kind of analysis are presented.Keywords: Analysis – Oral History – Formation of Teachers
Como Citar
Rolkouski, E. (1). Possibilidades de Leituras: a vida como texto. Cadernos De Educação, (33). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i33.1649
Edição
Seção
Artigos