Erradicar a pobreza e reproduzir o capital: notas críticas sobre as diretrizes para a educação do novo milênio

  • Susana Vasconcelos Jimenez
  • Maria das Dores Mendes Segundo

Resumo

O artigo discute a relação entre educação e pobreza consignada nas proclamadas diretrizes educacionais para o novo milênio. O exame dos documentos resultantes dos sucessivos fóruns internacionais promovidos com apoio do Banco Mundial demonstra que a educação é sistematicamente elencada como fator por excelência de erradicação (ou alívio) da pobreza. Ao mesmo tempo, o Banco urge que reformas sejam executadas pelos mesmos países assolados pela pobreza, as quais aprofundam o projeto de mercantilização da educação e de aligeiramento dos conteúdos do ensino em todos os níveis. Conclui-se que a relação traçada entre educação e pobreza traduz uma retórica mistificadora, representando um instrumento de ajuste ao projeto de reprodução do capital, diante do agravamento das dificuldades de acumulação do lucro postas pela crise estrutural contemporânea.Palavras-chaves: Banco Mundial; Metas do Milênio; Erradicação da pobreza; Crise estrutural docapital.Eradicating poverty and reproducing the capital: critical notesto the education for the new millenniumAbstractThe article discusses the relationship between education and poverty within the realm of the proclaimed educational directions for the new millennium. The exam of a number of reports relative to the successive international forums promoted under the auspices of the World Bank indicated that education is systematically referred to as the main tool to eradicate (or alleviate) poverty. At the same time, the nations facing hanger and poverty are urged by that Organization to launch reforms which put education in market’s domain, and diminish the scope of academic knowledge at all levels. It is thus concluded that the relationship presently laid down between education and the eradication of poverty operates as a mystification of objective reality, serving capital’s demands in the context of its structural crisis.Key words: World Bank; Millennium Development Goals; Eradication of poverty; Structural crisis of capital.
Como Citar
Jimenez, S. V., & Segundo, M. das D. M. (1). Erradicar a pobreza e reproduzir o capital: notas críticas sobre as diretrizes para a educação do novo milênio. Cadernos De Educação, (28). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i28.1793
Seção
Artigos