Infâncias e Crianças: ainda incógnitas para nós adultos/as?
Resumo
Este artigo resgata algumas reflexões dos campos da História, da Sociologia, da Comunicação e da Educação acerca do sentimento de infância. Nestes campos, há convergências no que diz respeito ao surgimento do sentimento de infância na Modernidade, embora os/a autores/as apresentem divergências no que diz respeito à filiação teórica e concepções de infância na contemporaneidade. São estabelecidas relações com as implicações desses conceitos de infância na formação de educadores/as e nas pesquisas sobre as crianças e suas culturas, concluindo pela necessidade de abordar as infâncias em uma perspectiva de pluralidade. Palavras-chave: história da infância, infância, crianças, formação de educadores/as. Childhoods and children: are they still unknown to us, adults? AbstractThis paper considers ideas from History, Sociology, Communication, and Education to explain the childhood concept. In these fields there are agreements on the rise of the childhood idea in Modernity, although they present divergence on theoretical approaches and concepts about childhood in the Contemporaneity. We establish relations with the implication of these childhood concepts in the training of teachers and in the researches on children and their cultures. We assert the need of approaching childhood as a plural category. Key words: history of childhood, childhood, children, training of teachers.
Como Citar
Delgado, A. C. C., & Muller, F. (1). Infâncias e Crianças: ainda incógnitas para nós adultos/as?. Cadernos De Educação, (23). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i23.1842
Edição
Seção
Artigos