(EX)INCLUSÃO DE SUJEITOS SURDOS

análise de relatos pessoais nas redações de candidatos surdos no Enem de 2017

  • Matheus Coimbra Instituto Federal de Minas Gerais -Campus Poços de Caldas
  • Francyllayans Karla da Silva Fernandes Universidade de Pernambuco
  • Maria da Piedade Resende da Costa Universidade Federal de São Carlos
  • Cristina Broglia Feitosa de Lacerda Universidade Federal de São Carlos
  • Lara Ferreira dos Santos Universidade Federal de São Carlos
Palavras-chave: Educação de surdos; Narrativas pessoais; Estigmatização da surdez.

Resumo

O tema da redação do Enem de 2017 tratou sobre os desafios na formação educacional de surdos. O objetivo deste artigo é analisar os relatos pessoais de candidatos surdos em suas redações no Enem de 2017. Realizamos uma pesquisa documental, tendo como corpus 50 espelhos de redações de candidatos surdos disponibilizadas pelo INEP. Observamos, nesses relatos, a presença de experiências de exclusão vivenciadas e a percepção desses sujeitos acerca das concepções negativas da sociedade sobre a surdez, as quais estão relacionadas à barreira na comunicação que os surdos enfrentam por fazerem parte de uma comunidade linguística minorizada.  

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Biografia do Autor

Matheus Coimbra, Instituto Federal de Minas Gerais -Campus Poços de Caldas
Doutorando em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Letras (UNIR). Professor da área de linguagens no IFSULDEMINAS - Campus Poços de Caldas. 
Francyllayans Karla da Silva Fernandes, Universidade de Pernambuco
Doutora em Letras pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Doutoranda em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba-UFPB. Professora assistente no Departamento de Pedagogia, na Universidade de Pernambuco-UPE, Campus Garanhuns-Pernambuco, Brasil.
Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Psicologia Experimental pela USP/São Paulo. Professora Sênior do Departamento de  Psicologia/UFSCar e Professora permanente do PPGEES/UFSCar.
Cristina Broglia Feitosa de Lacerda, Universidade Federal de São Carlos
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).  Campinas, SP - Brasil. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR/ ROMA). Professor Associado I da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil.
Lara Ferreira dos Santos, Universidade Federal de São Carlos
Doutorado em Educação Especial (UFSCar). Professora Adjunta no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.

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Publicado
2025-04-24
Como Citar
Coimbra, M., Karla da Silva Fernandes, F., da Costa, M. da P. R., Lacerda, C. B. F. de, & Ferreira dos Santos, L. (2025). (EX)INCLUSÃO DE SUJEITOS SURDOS : análise de relatos pessoais nas redações de candidatos surdos no Enem de 2017. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.25843
Seção
Artigos