POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS NO PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM ONLINE

uma revisão integrativa da literatura

Palavras-chave: processo de ensino e aprendizagem; educação online; teoria humanista.

Resumo

O trabalho tem como objetivo explorar estudos que discutem a utilização da teoria humanista de Carl Rogers na educação e examinar de que maneira essa teoria pode ser integrada ao ambiente educacional online. Para esta pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa de literatura buscando responder ao seguinte questionamento: na perspectiva do ensino online, de que forma a aplicação da teoria humanista pode oferecer contribuições relevantes para a eficácia e melhoria do processo educacional? Os dados apontados sugerem que a teoria de Rogers permanece relevante e aplicável à educação moderna e tecnológica.

Biografia do Autor

Soraia Gadelha Carolino , Instituto Universitário de Lisboa

Doutoranda em Políticas de Administração e Gestão Escolar do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE em cotutela com o Doutorado em Ensino RENOEN/UFC. Mestre em Educação na linha de pesquisa de Tecnologias Digitais na Educação - UFC Especialista em Comunidades Virtuais de Aprendizagem UECE (Universidade Estadual do Ceará) e Gestão Educacional - UFC.

Claudemir Cosme da Silva, Universidade Federal do Ceará - UFCE

Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo pesquisa em Análise de Desempenho de Coletor Solar com Nanofluidos: Modelagem Numérico Computacional. Especialista em Ensino de Física.

Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará - UFCE

Doutor na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutro em Educação (UFC), Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi Secretário de Educação da cidade de Sobral, Ceará, Brasil.

Carlos Alberto Santos de Almeida, Universidade Federal do Ceará - UFCE

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN), no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC nas linhas de pesquisa Métodos pedagógicos no ensino de Ciências e Divulgação científica e espaços não formais para o ensino de Ciências.

Referências

BROOME, Marion. Integrative literature review for the development of concepts. In: Rodgers, B. L.; Knafl, K. A. Concept development in nursing. Philadelphia: Saunders; 1993. p. 231-50.

COWAN, John. Promoting exemplary inquiry: searching for an effective pedagogical approach. Journal of Further and Higher Education, [S. l.], v. 44, n. 5, p. 628–639, 2020. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0309877X.2019.1571175

HARPER, David A.; MUÑOZ, Félix-Fernando; VÁZQUEZ, Francisco J. Innovation in online higher-education services: building complex systems. Economics of Innovation and New Technology, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 412–431, 2021. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10438599.2020.1716508

HOWARD, Sue; JOHNSON, Bruce. Resilient Teachers: Resisting Stress and Burnout. Social Psychology of Education, v. 7, p. 399-420, 2004. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s11218-004-0975-0

JUAN, Wang; BHAUMIK, Amiya. Impact of Online Education & E-Learning Due to the Effect of Covid-19 in Malaysia. International Journal of Pharmaceutical Research, [S. l.], v. 13, n. 02, p. 3285–3294, 2021. DOI: 10.31838/ijpr/2021.13.02.437. Disponível em: http://www.ijpronline.com/ViewArticleDetail.aspx?ID=21154

KIRSCHENBAUM, Howard. Carl Rogers’s Life and Work: An Assessment on the 100th Anniversary of His Birth. Journal of Counseling & Development, v. 82, n. 1, p. 116–124, jan. 2004.

LAVOR, Fabrício Cândido Duarte De. As atitudes facilitadoras de Carl Rogers no processo de ensino e aprendizagem: um relato de experiência na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e10836–e10836, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.10836. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10836

LIAO, Faith; MURPHY, David; WU, Jeng-Cheng; CHEN, Chien-Yu; CHANG, Chun-Chao; TSAI, Po-Fang. How technology-enhanced experiential e-learning can facilitate the development of person-centred communication skills online for health-care students: a qualitative study. BMC Medical Education, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 60, 2022. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03127-x

MĂRGĂRIȚOIU, Alina; EFTIMIE, Simona. The effects of self-valorisation culture on z generation self-esteem. JUS ET CIVITAS – A Journal of Social and Legal Studies, [S. l.], v. 8(72), n. 2, p. 83–91, 2022. DOI: 10.51865/JETC.2021.02.11. Disponível em: http://jetc.upg-ploiesti.ro/index.php/the-journal/new-issues/file/29-the-effects-of-self-valorisation-culture-on-z-generation-self-esteem-alina-margaritoiu-simona-eftimie

MOTSCHNIG, Renate. Facilitating encounter within an academic course on communication. Person-Centered & Experiential Psychotherapies, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 345–359, 2019. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14779757.2019.1680420

MPHAHLELE, Letebele. Students’ Perception of the Use of a Rubric and Peer Reviews in an Online Learning Environment. Journal of Risk and Financial Management, [S. l.], v. 15, n. 11, p. 503, 2022. Disponível em: https://www.mdpi.com/1911-8074/15/11/503

RITELLA, Giuseppe; LOPERFIDO, Fedela Feldia. Students’ Self-Organization of the Learning Environment during a Blended Knowledge Creation Course. Education Sciences, [S. l.], v. 11, n. 10, p. 580, 2021. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/10/580

ROBINSON, Heather; AL-FREIH, Maha; KILGORE, Whitney. Designing with care: Towards a care-centered model for online learning design. The International Journal of Information and Learning Technology, [S. l.], v. 37, n. 3, p. 99–108, 2020. DOI: 10.1108/IJILT-10-2019-0098. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJILT-10-2019-0098/full/html

ROGERS, Carl Ransom. Liberdade para aprender. Belo Horizonte: InterLivros, 1973.

ROGERS, Carl Ransom. Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SCHOLL, Mark B.; HAYDEN, Seth C. W.; CLARKE, Philip B. Promoting Optimal Student Engagement in Online Counseling Courses. The Journal of Humanistic Counseling, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 197–210, 2017. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/johc.12053

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

SWAN, Karen; CHEN, Cheng-Chia Brian; BOCKMIER-SOMMERS, Denise. Relationships Between Carl Rogers’ Person-Centered Education and the Community of Inquiry Framework: A Preliminary Exploration. Online Learning, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 4–18, 2020. Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/2279

VOSVIEWER. Visualizando paisagens científicas, 2023. Disponível em: https://www.vosviewer.com

Publicado
2025-04-24
Como Citar
Carolino , S. G., Cosme da Silva, C., Lima Vasconcelos, F. H., & Santos de Almeida, C. A. (2025). POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS NO PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM ONLINE : uma revisão integrativa da literatura. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46846/caduc.vi69.26178
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##