POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS NO PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM ONLINE

uma revisão integrativa da literatura

  • Soraia Gadelha Carolino Instituto Universitário de Lisboa
  • Claudemir Cosme da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Herbert Lima Vasconcelos Universidade Federal do Ceará
  • Carlos Alberto Santos de Almeida Universidade Federal do Ceará
Palavras-chave: processo de ensino e aprendizagem; educação online; teoria humanista.

Resumo

O trabalho tem como objetivo explorar estudos que discutem a utilização da teoria humanista de Carl Rogers na educação e examinar de que maneira essa teoria pode ser integrada ao ambiente educacional online. Para esta pesquisa, realizou-se uma revisão integrativa de literatura buscando responder ao seguinte questionamento: na perspectiva do ensino online, de que forma a aplicação da teoria humanista pode oferecer contribuições relevantes para a eficácia e melhoria do processo educacional? Os dados apontados sugerem que a teoria de Rogers permanece relevante e aplicável à educação moderna e tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Soraia Gadelha Carolino , Instituto Universitário de Lisboa
Doutoranda em Políticas de Administração e Gestão Escolar do Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE em cotutela com o Doutorado em Ensino RENOEN/UFC. Mestre em Educação na linha de pesquisa de Tecnologias Digitais na Educação - UFC Especialista em Comunidades Virtuais de Aprendizagem UECE (Universidade Estadual do Ceará) e Gestão Educacional - UFC.
Claudemir Cosme da Silva, Universidade Federal do Ceará
Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Ceará, desenvolvendo pesquisa em Análise de Desempenho de Coletor Solar com Nanofluidos: Modelagem Numérico Computacional. Especialista em Ensino de Física.
Francisco Herbert Lima Vasconcelos, Universidade Federal do Ceará
Doutor na área de pesquisa em Avaliação da Efetividade e do Desempenho da Aprendizagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pós-doutro em Educação (UFC), Professor efetivo Adjunto III da Universidade Federal do Ceará (UFC) e foi Secretário de Educação da cidade de Sobral, Ceará, Brasil.
Carlos Alberto Santos de Almeida, Universidade Federal do Ceará
Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atua no Programa de doutorado em rede de Ensino de Ciências e Matemática (RENOEN), no Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da UFC nas linhas de pesquisa Métodos pedagógicos no ensino de Ciências e Divulgação científica e espaços não formais para o ensino de Ciências

Referências

BROOME, Marion. Integrative literature review for the development of concepts. In: Rodgers BL, Knafl KA. Concept development in nursing. Philadelphia: Saunders; 1993. p. 231-50.

COWAN, John. Promoting exemplary inquiry: searching for an effective pedagogical approach. Journal of Further and Higher Education, [S. l.], v. 44, n. 5, p. 628–639, 2020. DOI: 10.1080/0309877X.2019.1571175. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/0309877X.2019.1571175.

HARPER, David A.; MUÑOZ, Félix-Fernando; VÁZQUEZ, Francisco J. Innovation in online higher-education services: building complex systems. Economics of Innovation and New Technology, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 412–431, 2021. DOI: 10.1080/10438599.2020.1716508. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/10438599.2020.1716508.

HOWARD, Sue; JOHNSON, Bruce. (2004). Resilient Teachers: Resisting Stress and Burnout. Social Psychology of Education, 7, 399-420. https://doi.org/10.1007/s11218-004-0975-0

JUAN, WANG; BHAUMIK, AMIYA. Impact of Online Education & E-Learning Due to the Effect of Covid-19 in Malaysia. International Journal of Pharmaceutical Research, [S. l.], v. 13, n. 02, p. 3285–3294, 2021. DOI: 10.31838/ijpr/2021.13.02.437. Disponível em: http://www.ijpronline.com/ViewArticleDetail.aspx?ID=21154.

KIRSCHENBAUM, Howard. Carl Rogers’s Life and Work: An Assessment on the 100th Anniversary of His Birth. Journal of Counseling & Development, v. 82, n. 1, p. 116–124, jan. 2004.

LAVOR, Fabrício Cândido Duarte De. As atitudes facilitadoras de Carl Rogers no processo de ensino e aprendizagem: um relato de experiência na Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [S. l.], v. 2, n. 22, p. e10836–e10836, 2022. DOI: 10.15628/rbept.2022.10836. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/10836.

LIAO, Faith; MURPHY, David; WU, Jeng-Cheng; CHEN, Chien-Yu; CHANG, Chun-Chao; TSAI, Po-Fang. How technology-enhanced experiential e-learning can facilitate the development of person-centred communication skills online for health-care students: a qualitative study. BMC Medical Education, [S. l.], v. 22, n. 1, p. 60, 2022. DOI: 10.1186/s12909-022-03127-x. Disponível em: https://bmcmededuc.biomedcentral.com/articles/10.1186/s12909-022-03127-x.

MĂRGĂRIȚOIU, Alina; EFTIMIE, Simona. The effects of self-valorisation culture on z generation self-esteem. JUS ET CIVITAS -A Journal of Social and Legal Studies, [S. l.], v. 8(72), n. 2, p. 83–91, 2022. DOI: 10.51865/JETC.2021.02.11. Disponível em: http://jetc.upg-ploiesti.ro/index.php/the-journal/new-issues/file/29-the-effects-of-self-valorisation-culture-on-z-generation-self-esteem-alina-margaritoiu-simona-eftimie.

MOTSCHNIG, Renate. Facilitating encounter within an academic course on communication. Person-Centered & Experiential Psychotherapies, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 345–359, 2019. DOI: 10.1080/14779757.2019.1680420. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/14779757.2019.1680420.

MPHAHLELE, Letebele. Students’ Perception of the Use of a Rubric and Peer Reviews in an Online Learning Environment. Journal of Risk and Financial Management, [S. l.], v. 15, n. 11, p. 503, 2022. DOI: 10.3390/jrfm15110503. Disponível em: https://www.mdpi.com/1911-8074/15/11/503.

RITELLA, Giuseppe; LOPERFIDO, Fedela Feldia. Students’ Self-Organization of the Learning Environment during a Blended Knowledge Creation Course. Education Sciences, [S. l.], v. 11, n. 10, p. 580, 2021. DOI: 10.3390/educsci11100580. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/10/580.

ROBINSON, Heather; AL-FREIH, Maha; KILGORE, Whitney. Designing with care: Towards a care-centered model for online learning design. The International Journal of Information and Learning Technology, [S. l.], v. 37, n. 3, p. 99–108, 2020. DOI: 10.1108/IJILT-10-2019-0098. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJILT-10-2019-0098/full/html.

ROGERS, Carl. Ransom. (1973). Liberdade para aprender. Belo Horizonte: InterLivros.

ROGERS, Carl. Ransom. (1986). Liberdade de aprender em nossa década. Porto Alegre: Artes Médicas.

ROGERS, Carl Ransom. Tornar-se pessoa. 5.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

SCHOLL, MARK B.; HAYDEN, SETH C. W.; CLARKE, PHILIP B. Promoting Optimal Student Engagement in Online Counseling Courses. The Journal of Humanistic Counseling, [S. l.], v. 56, n. 3, p. 197–210, 2017. DOI: 10.1002/johc.12053. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/johc.12053.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, mar. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134

SWAN, Karen; CHEN, Cheng-Chia Brian; BOCKMIER-SOMMERS, Denise. Relationships Between Carl Rogers’ Person-Centered Education and the Community of Inquiry Framework: A Preliminary Exploration. Online Learning, [S. l.], v. 24, n. 3, p. 4–18, 2020. DOI: 10.24059/olj.v24i3.2279. Disponível em: https://olj.onlinelearningconsortium.org/index.php/olj/article/view/2279.

VOSVIEWER. Visualizando paisagens científicas, 2023. Disponível em: https://www.vosviewer.com/.

Publicado
2025-04-24
Como Citar
Carolino , S. G., Cosme da Silva, C., Lima Vasconcelos, F. H., & Santos de Almeida, C. A. (2025). POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM HUMANISTA DE CARL ROGERS NO PROCESSO DE ENSINO E APREDIZAGEM ONLINE : uma revisão integrativa da literatura. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.26178
Seção
Artigos