PESQUISAS SOBRE IMPRESSOS ESTUDANTIS NO BRASIL (2003-2022)

Palavras-chave: História da Educação, Impressos estudantis, Jornal escolar.

Resumo

O objetivo do presente texto é identificar as dissertações e teses, no âmbito da História da Educação, que utilizam como objeto e/ou fonte de pesquisa os impressos estudantis. Para atingir tal intento, realizamos um levantamento na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a partir de cinco descritores, a saber: “jornal escolar”, “impresso escolar”, “imprensa escolar”, “jornal estudantil” e “impresso estudantil”. Dentre os mais de 100 trabalhos localizados inicialmente, 26 atenderam aos critérios estabelecidos. O “estado do conhecimento” mostra que os impressos estudantis têm galgado espaço na área de História da Educação, ainda distante de se consolidar como uma fonte e/ou objeto deveras estudado e problematizado.

Biografia do Autor

João Paulo Gama Oliveira, Universidade Federal de Sergipe - UFSE

Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe com atuação no Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação e PROFHISTÓRIA. Coordenador do Centro de Educação e Memória do Atheneu Sergipense (CEMAS). Líder do Grupo de Pesquisa História da Educação: sujeitos, patrimônio e práticas educativas (HESCOLAR/UFS/CNPq).

Luana de Jesus Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFSE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Bolsista Capes. Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação: sujeitos, patrimônio e práticas educativas (HESCOLAR/UFS/CNPQ)

Marília Marques Cruz Silva Accioly, Universidade Federal de Sergipe - UFSE

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Sergipe – UFS. Bolsista Capes. Integra o Grupo de Pesquisa História da Educação: sujeitos, patrimônio e práticas educativas (HESCOLAR/UFS/CNPQ).

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Publicado
2025-10-18
Como Citar
Paulo Gama Oliveira, J., de Jesus Santos, L., & Marques Cruz Silva Accioly, M. (2025). PESQUISAS SOBRE IMPRESSOS ESTUDANTIS NO BRASIL (2003-2022). Cadernos De Educação, (69). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/26840
Seção
Artigos

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