A imprescindibilidade da Educação Infantil em face a Racionalidade Neoliberal:
Cultura e Participação das crianças como modo de vida democrático
Resumo
Neste ensaio, argumenta-se que as discussões acerca da participação infantil e as críticas aos modelos pedagógicos adultocêntricos, quando não fundamentadas em um pressuposto antropológico, tornam-se estratégias de constituição do neosujeito coerente com a racionalidade neoliberal. Realiza-se uma crítica ao projeto antropológico contemporâneo, em que se prioriza o hedonismo, o indivíduo solipsista e autorreferencial. Por fim, defende-se que as instituições de Educação Infantil são imprescindíveis na formação de subjetividades contra-hegemônicas necessárias para a manutenção da coesão social.
Referências
ADORNO, Theodor W. Ensaios sobre psicologia social e psicanálise. São Paulo: Editora Unesp, 2015. 240p.
ADORNO, Theodor W. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019. 597p.
ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. 5 Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022. 190p.
ALEMÁN, Jorge. Horizontes neoliberales en la subjetividad. Olivos: Grama Ediciones, 2016. 192p.
ARCE, Alessandra. Pedagogia da infância ou fetichismo da infância? In: DUARTE, Newton (Org.). Crítica ao fetichismo da individualidade. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. pp. 145-168.
ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2 Ed. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2011. 224p.
BARBER, Benjamin. Consumido: Como o mercado corrompe crianças, infantiliza adultos e engole cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2009. 476p.
BAUMAN, Zygmunt. Legisladores e Intérpretes. Rio de Janeiro: Zahar, 2010. 280p.
BOBBIO, Norberto. A Era dos Direitos. São Paulo: Elsevier Editora Ltda, 1992. 240p.
BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Martins Fontes, 2009. 704p.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 20 mai. 2023.
BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Estatuto da Criança e do Adolescente. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 16 jul. 1990. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 20 mai. 2023.
BREGALDA, Regiano. A formação humana no contexto da colonização neoliberal da subjetividade. In: FÁVERO, Altair Alberto; TONIETO, Carine; CONSÁLTER, Evandro (Org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. 1.ed. Curitiba/PR: Editora CRV, 2020. pp. 197-216.
CALVINO, João. Escritos Seletos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019. 81p.
CANDAL, Eloisa A. C. A pedagogia e a educação infantil. Revista Brasileira de Educação, n. 16, pp. 27-34, jan. 2001. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000100004. Acesso em: 20 mai. 2023.
CASARA, Rubens R. Sociedade sem lei: Pós-democracia, personalidade autoritária, idiotização e barbárie. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2018. 124p.
CASARA, Rubens R. Estado pós-democrático: Obscurantismo e gestão dos indesejáveis. 5 Ed. Rio de Janeiro: Edições Brasileiras, 2019. 240p.
CASARA, Rubens R. Contra a miséria neoliberal. São Paulo: Autonomia Literária, 2021. 386p.
CENCI, Angelo Vitório. Neoliberalismo, capital humano e educação. In: FÁVERO, Altair A.; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro (Org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: Editora CRV, 2020. pp. 87-106.
CENCI, Angelo Vitório; PETRY, Cleriston; CASAGRANDA, Edson A. Emoções, vulnerabilidade e educação para um ethos democrático em Martha Nussbaum. In: FAVERO, Altair A. et al. (Org.). Leituras sobre Martha Nussbaum e a educação. Curitiba: Editora CRV, 2021. pp. 273-290.
CHARLOT, Bernard. Educação ou Barbárie? Uma escolha para a sociedade contemporânea. São Paulo: Editora Cortez, 2020. 312p.
CORSARO, William A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Penso, 2011. 384p.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016. 416p.
DALBOSCO, Claudio A. Educação e Condição Humana na Sociedade Atual. Formação humana, formas de reconhecimento e intersubjetividade de grupoCuritiba: Appris, 2021. 217p.
ONU. Declaração dos Direitos da Criança. Adotada pela Assembleia das Nações Unidas em 20 de novembro de 1959. Disponível em: https://nacoesunidas.org/carta/. Acesso em: 20 mai. 2023.
DELUMEAU, Jean. O Nascimento e a Afirmação da Reforma. São Paulo: Pioneira, 1989. 386p.
DELUMEAU, Jean. A Civilização do Renascimento. Vol. 1. Lisboa: Editorial Estampa Ltda, 1994. 528p.
DEWEY, John. Experiência e Educação. São Paulo: Editora Nacional, 1979. 152p.
DOWBOR, Ladislau. O capitalismo se desloca: novas arquiteturas sociais. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2020. 196p.
DUFOUR, Dany-Robert. O divino mercado. A revolução cultural liberal. Rio de Janeiro: Companhia Freud, 2008. 285p.
DUNKER, Christian. A hipótese depressiva. In: SAFATLE, Vladimir; JUNIOR, Nelson da Silva; DUNKER, Christian. Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico. Belo Horizonte: Autêntica, 2023. pp. 177-214.
DURKHEIM, Émile. A Evolução Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 1995. 325p.
DURKHEIM, Émile. Educação e Sociologia. Petrópolis: Vozes, 2014. 112p.
ERASMO DE ROTTERDAM. De Pueris. Rio de Janeiro: Editora Escala, 2008. 187p.
FÁVERO, Altair A.; TONIETO, Carina; CONSALTÉR, Evandro (Org.). Leituras sobre educação e neoliberalismo. Curitiba: Editora CRV, 2020. 416p.
FREUD, Sigmund. O mal estar na civilização. São Paulo: Penguin Classics; Companhia das Letras, 2011. 127p.
FREUD, Sigmund. Psicologia das massas e análise do eu. Porto Alegre: LP&M, 2022. 176p.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços Fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Editora Vozes, 1998. 631p.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método II. Complementos e índice. 4 Ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2009. 624p.
GÉLIS, Jacques. A individualização da criança. In: CHARTIER, Roger. História da vida privada 3: da Renascença ao Século das Luzes. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009. pp. 305-320.
HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Petrópolis: Editora Vozes, 2018. 136p.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica. O neoliberalismo e as novas técnicas de poder. 7 Ed. Belo Horizonte: Editora Yiné, 2020. 112p.
HOBBES, John. Leviatã, ou Matéria, forma e poder de um estado eclesiástico e civil. Sumaré: Martin Claret, 2014. 544p.
HONORÉ, Carl. Sob pressão: criança nenhuma merece superpais. Rio de Janeiro: Editora Record, 2009. 368p.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da cultura. São Paulo: Perspectiva, 2009. 304p.
IHS. Ratio Studiorum. Organização e Plano de Estudos da Companhia. 2 Ed. Campinas: Cedet, 2019. 204p.
KANT, Immanuel. Sobre a Pedagogia. Coimbra/Portugal: Edições 70, 2012. 96p.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: O neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019. 324p.
LAVAL, Christian; VERGNE, Francis. Educação democrática: A revolução escolar iminente. Petrópolis: Editora Vozes, 2023. 272p.
LEBRUN, Jean Pierre. Um mundo sem limite: ensaio para uma clínica psicanalítica do social. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2004. 217p.
LEBRUN, Jean Pierre. A perversão comum: Viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Campo Matêmico, 2008. 355p.
LOCKE, John. Pensamientos sobre la educación. Madrid/Espanha: Akal Ediciones, 2012. 256p.
LUTERO, Martinho. Escritos Seletos. Petrópolis: Editora Vozes, 2019. 184p.
MARCUSE, Herbert. O homem unidirecional. São Paulo: Editora UNESP, 2015. 248p.
NUSSBAUM, Martha C. Educação e Justiça Social. Ramada/Portugal: Edições Pedago, 2014. 124p.
NUSSBAUM, Martha. Sem fins lucrativos. Por que a democracia precisa de humanidades. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2015. 176p.
OLIVEIRA-FORMOSINHO, Julia. Pedagogia(s) da infância: reconstruindo uma práxis de participação. In: FORMOSINHO-OLIVEIRA, Julia; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Org). Pedagogia(s) da Infância: Dialogando com o passado construindo o futuro. Porto Alegre: Artmed, 2007. pp.13-37.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emilio, ou, Da educação. São Paulo: Edipro, 2017. 560p.
SCHOR, Juliet B. Nascidos para comprar: uma leitura essencial para orientarmos nossas crianças na era do consumismo. São Paulo: Gente Editora, 2009. 344p.
SILVA, Roberto Rafael; ESTORMOVSKI, Renata C. Projetos de vida e a fabricação de subjetividades monetizáveis: uma crítica curricular ao Novo Ensino Médio no Sul do Brasil. Revista Espaço Pedagógico, [S. l.], v. 30, p. e14363, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rep.v30i0.14363. Acesso em: 20 mai. 2023.
WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Petrópolis: Editora Vozes, 2020. 480p.
WINNICOTT, Donald. Os bebês e suas mães. São Paulo: Ubu Editora, 2020. 160p.
