A imprescindibilidade da Educação Infantil em face a Racionalidade Neoliberal:

Cultura e Participação das crianças como modo de vida democrático

Palavras-chave: Educação Infantil, Neoliberalismo, Infância

Resumo

Neste ensaio, argumenta-se que as discussões acerca da participação infantil e as críticas aos modelos pedagógicos adultocêntricos, quando não fundamentadas em um pressuposto antropológico, tornam-se estratégias de constituição do neosujeito coerente com a racionalidade neoliberal. Realiza-se uma crítica ao projeto antropológico contemporâneo, em que se prioriza o hedonismo, o indivíduo solipsista e autorreferencial. Por fim, defende-se que as instituições de Educação Infantil são imprescindíveis na formação de subjetividades contra-hegemônicas necessárias para a manutenção da coesão social.

Biografia do Autor

Mateus Lorenzon, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutorando em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Mestre em Ensino pela Univates. Graduado em Pedagogia pela Univates. Bolsista PROSUC II, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior - CAPES. Professor da rede pública de ensino.

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação pela Universidade de Passo Fundo. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo, RS.


Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo - UPF

Doutor em Educação em Ciências e Mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Passo Fundo, RS.

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Publicado
2025-10-04
Como Citar
Lorenzon, M., Werner da Rosa, C. T., & Darroz, L. M. (2025). A imprescindibilidade da Educação Infantil em face a Racionalidade Neoliberal: : Cultura e Participação das crianças como modo de vida democrático. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.15210/caduc.vi69.27175
Seção
Artigos

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