PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente
Resumo
Este trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Socialde Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentesdo uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianosde modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõerefletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobrepatologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais comouma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentesde formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos deracionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras.Deste modo, discute a formação docente buscando apontar comoos modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensinosuperior contribuem para a reprodução de patologias sociais. Otrabalho contribui para o campo da educação e a formação docenteao apresentar o conceito de ‘patologias socioeducacionais’ e ao proporuma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma novaconcepção de racionalidade, mais ética e política.Downloads
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