PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO

contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente

  • Richele Timm dos Passos da Silva Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: patologias sociais; racionalidades; formação docente.

Resumo

Este trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Socialde Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentesdo uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianosde modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõerefletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobrepatologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais comouma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentesde formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos deracionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras.Deste modo, discute a formação docente buscando apontar comoos modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensinosuperior contribuem para a reprodução de patologias sociais. Otrabalho contribui para o campo da educação e a formação docenteao apresentar o conceito de ‘patologias socioeducacionais’ e ao proporuma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma novaconcepção de racionalidade, mais ética e política.

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Biografia do Autor

Richele Timm dos Passos da Silva, Universidade Federal de Pelotas
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2007) mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2023). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Áreas de interesse: Epistemologia do Conhecimento; História e Filosofia da Ciência; Teorias e Práticas nos/dos modelos pedagógicos formativos. Interculturalidade e internacionalização na educação superior e formação docente.

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Publicado
2025-05-02
Como Citar
Timm dos Passos da Silva, R. (2025). PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO: contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46848/caduc.vi69.28404
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais