PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO
contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente
Resumo
Este trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Social de Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentes do uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianos de modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõe refletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobre patologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais como uma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentes de formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos de racionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras. Deste modo, discute a formação docente buscando apontar como os modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensino superior contribuem para a reprodução de patologias sociais. O trabalho contribui para o campo da educação e a formação docente ao apresentar o conceito de ‘patologias socioeducacionais’ e ao propor uma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma nova concepção de racionalidade, mais ética e política.
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