PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO

contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente

  • Richele Timm dos Passos da Silva Universidade Federal de Pelotas
Palavras-chave: patologias sociais; racionalidades; formação docente.

Resumo

Este trabalho discute, a partir da Teoria Crítica e da Filosofia Social de Axel Honneth, a questão das patologias sociais como decorrentes do uso deformado da razão. Aborda os conceitos honnethianos de modo transversal às questões sociais e educacionais. Propõe refletir a formação docente com base na teoria de Honneth sobre patologias sociais e ainda traz as patologias socioeducacionais como uma possibilidade conceitual a ser considerada como decorrentes de formações educacionais e pedagógicas oriundas de modelos de racionalidades unilaterais, monoculturais e instrumentalizadoras. Deste modo, discute a formação docente buscando apontar como os modelos de racionalidade vigentes nas instituições de ensino superior contribuem para a reprodução de patologias sociais. O trabalho contribui para o campo da educação e a formação docente ao apresentar o conceito de ‘patologias socioeducacionais’ e ao propor uma reestruturação dos modelos universitários a partir de uma nova concepção de racionalidade, mais ética e política.

Biografia do Autor

Richele Timm dos Passos da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas (2007) mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2023). Atualmente é professora Adjunta da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Pelotas. Áreas de interesse: Epistemologia do Conhecimento; História e Filosofia da Ciência; Teorias e Práticas nos/dos modelos pedagógicos formativos. Interculturalidade e internacionalização na educação superior e formação docente.

Referências

FLICKINGER, Hans-Georg. Herança e futuro do conceito de formação (Bildung). Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 114, p. 151-167, jan./mar. 2011.

GATTI, Bernadete; et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://www.fcc.org.br/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf.

HABERMAS, Jürgen. Teoria de la acción comunicativa, II, crítica a razion funcionalista. Madrid: Taurus Humanidades, 1992.

HONNETH, Axel. As enfermidades da sociedade: aproximação a um conceito quase impossível. Civitas, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 575-594, out./dez. 2015.

HONNETH, Axel. Patologías de la razón: Historia y actualidad de la Teoría Crítica. Trad. Griselda Mársico. 1. ed. Madrid: Katz Editores, 2009.

JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto, 2006.

MARZÁ, Domingo García. Individuación y socialización: bases éticas de lo social. (Palestra ocorrida na aula do dia 14 out. 2021, às 10h, no Seminario Avanzado III: Estado, Sociedad y Noción de lo “Social”: Análisis Teórico e Instrumentos para Datos, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPel), ministrada pelo professor Jovino Pizzi). Disponível em: https://webconf.ufpel.edu.br/b/jov-qp3-2jz. Acesso em: 26 nov. 2021.

SILVA, Richele Timm dos Passos da. O programa de pesquisa de Lakatos e sua contribuição para a formação docente: fundamentos para o núcleo estruturante da interculturalidade triangular. 2023. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2023.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Los futuros de la educación: reinventar cómo el conocimiento y el aprendizaje pueden transformar el futuro de la humanidad y del planeta. Disponível em: https://es.unesco.org/futuresofeducation/news/progress-update-release-march. Acesso em: 14 out. 2021.

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Os futuros da educação: aprendendo a tornar-se. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=a2IPF3h3bPo. Acesso em: 7 nov. 2020.

Publicado
2025-05-02
Como Citar
Timm dos Passos da Silva, R. (2025). PATOLOGIAS SOCIAIS E INTERFACES COM A EDUCAÇÃO: contribuições de Honneth e as patologias da razão para pensar a formação docente. Cadernos De Educação, (69). https://doi.org/10.46846/caduc.vi69.28404
Seção
Dossiê temático: Patologias sociais

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##