Ideologia e pedagogia na cartografia: notas elementares para uma proposta crítica de estudo do espaço geográfico nas séries iniciais

  • Sidney Gonçalves Vieira

Resumo

O artigo está baseado nos pressupostos da Geografia Crítica. Apresenta uma proposição metodológica para o ensino do espaço geográfico e da cartografia nas séries iniciais. Está baseado na perspectiva apresentada por Jean Piaget, segundo a qual a construção das relações espaciais acontece em dois planos distintos: o perceptivo ou sensório-motor, e o representativo ou intelectual. Defende um ensino progressivo das noções espaciais e do conhecimento cartográfico de acordo com aqueles planos, onde o professor atua como um intelectual, desempenhando uma função social, e a escola é o lugar democrático onde se fortalece a individualiade (self) e o social.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-04-15
Como Citar
Vieira, S. G. (2025). Ideologia e pedagogia na cartografia: notas elementares para uma proposta crítica de estudo do espaço geográfico nas séries iniciais. Cadernos De Educação, (16). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28867
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

1 2 > >>