Olhar sobre diferentes formas de enfrentar a violência escolar: uma abordagem etnográfica

  • Ana Paula Leivar Brancaleoni
  • José Marcelino de Rezende Pinto

Resumo

Este trabalho visa identificar de que maneira as estratégias e formas de organização adotadas por três escolas públicas de Ribeirão Preto influenciam na ocorrência de eventos violentos em seu cotidiano. Foram estudadas duas estaduais e uma municipal, situadas em regiões periféricas da cidade e com altos índices de violência. Utilizou-se uma abordagem qualitativa de cunho etnográfico, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental, observação participante durante 11 meses e entrevistas com diretores, professores, funcionários, pais e alunos. O resultados indicam uma relação direta entre a estrutura e a organização das escolas e a ocorrência de eventos violentos. Estratégias como o preparo e a integração da equipe, articulação com a comunidade e gestão participativa mostraram-se bastante eficazes para enfrentar a questão.

Downloads

Não há dados estatísticos.
Publicado
2025-04-15
Como Citar
Brancaleoni, A. P. L., & Pinto, J. M. de R. (2025). Olhar sobre diferentes formas de enfrentar a violência escolar: uma abordagem etnográfica. Cadernos De Educação, (16). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28871
Seção
Seção temática