Obstáculos epistemológicos de Bachelard e o ensino de Ciências

  • Regina Calderipe Costa

Resumo

Neste trabalho, são apresentados os obstáculos epistemológicos propostos por Gaston Bachelard em sua epistemologia histórica. Para Bachelard, toda noção de um conceito é sempre um momento da evolução de um pensamento, pois o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior. O erro, na epistemologia bachelardiana, possui uma conotação positiva, e todo o progresso de uma filosofia das ciências se faz em um sentido de um racionalismo crescente superando o realismo inicial. A perspectiva descontinuísta está presente em toda a sua obra, pois acredita na ruptura entre o senso comum e o conhecimento científico. Partindo do pressuposto bachelardiano da necessidade de uma profunda reorganização do pensamento, algumas implicações de suas idéias para o ensino de Ciências são também discutidas.

Publicado
2025-04-22
Como Citar
Costa, R. C. (2025). Obstáculos epistemológicos de Bachelard e o ensino de Ciências. Cadernos De Educação, (11). https://doi.org/10.46846/caduc.vi11.29011
Seção
Artigos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##

##plugins.generic.recommendByAuthor.noMetric##