Complementaridade razão-emoção na relação professor-aluno

  • Regina Calderipe Costa

Resumo

Este trabalho apresenta algumas questões sobre a problemática existente no relacionamento entre professores e alunos, no convívio de uma sala de aula. Partindo da reflexão crítica de uma ação acontecida no passado, aborda antigos questionamentos filosóficos sobre a necessidade de complementar harmoniosamente o lado racional e o emocional do ser humano. Depoimentos atuais de alunos e professores universitários de Física sobre situações que marcaram suas histórias de vida, caracterizadas como conflitos na relação professor-aluno, são o testemunho do quanto influenciam os processos de ensino e de aprendizagem em nossas instituições de ensino superior. Baseando-se na própria evolução do conhecimento científico, na qual foi preciso aprender a conviver com noções opostas para um mesmo elemento, sugere os cursos de licenciatura como o local apropriado para desfazer antigos hábitos e até mesmo realizar rupturas nas práticas educativas, consolidando todas as experiências já adquiridas.

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Como Citar
Costa, R. C. (1). Complementaridade razão-emoção na relação professor-aluno. Cadernos De Educação, (12). Recuperado de https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/caduc/article/view/28994
Seção
Artigos