A Galinha Pintadinha e o reino do Galo Carijó: dinâmicas androcêntricas na educação da infância
Resumo
A partir da premissa de que a mídia se configura como uma das estratégias de governamento, este artigo interroga o artefato cultural “Guia da Primeira Infância – conheça os segredos da Galinha Pintadinha para cuidar bem do seu filho nos primeiros seis anos de vida”. A metodologia utilizada na formulação deste estudo caracteriza-se como um ensaio teórico, no qual se busca problematizar, a partir das contribuições foucaultianas no campo do discurso e dos regimes de verdade, as atribuições assumidas pelas personagens no artefato cultural e, com isso, os modos educativos de produção e regulação da família em textos voltados ao público infantil. No cotidiano das experiências narradas no material, é possível observar a massificação de arranjos familiares que reiteram a lógica heterocentrada e androcêntrica de condução familiar.
Publicado
2015-12-28
Como Citar
Anadon, S., Caetano, M., & Rangel, M. (2015). A Galinha Pintadinha e o reino do Galo Carijó: dinâmicas androcêntricas na educação da infância. Cadernos De Educação, (52). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i52.7314
Edição
Seção
Artigos