Quem somos nós? Reivindicando um construto para as identidades docentes

  • Patrícia Petitinga Silva Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
  • Gabriel Ribeiro Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
  • Andréia Maria Pereira de Oliveira Universidade Federal da Bahia

Resumo

À luz de perspectivas pós-modernas, o estudo busca discutir a polissemia que tensiona o conceito de identidade, fazendo pontes para entender a constituição identitária docente e sua implicação para a formação de professoras/es. A identidade pode ser entendida como um processo contínuo de estar no mundo, e cada pessoa é capaz de assumir identidades distintas em diferentes momentos. Assim como a identidade do sujeito não é monolítica, a identidade docente também está relacionada com aspectos multifacetados que criam múltiplas identidades, distanciando-se da noção de perfil ou papel profissional. A identidade das/os professoras/es, então, pode ser considerada uma combinação da sua biografia, das influências culturais e sociais e dos valores institucionais, podendo passar por mudanças conforme os papéis desempenhados e as circunstâncias.

Biografia do Autor

Patrícia Petitinga Silva, Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)
Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Gabriel Ribeiro, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB), Laboratório de Ensino e Aprendizagem do Corpo Humano (LEACH)
Andréia Maria Pereira de Oliveira, Universidade Federal da Bahia
Faculdade de Educação, Observatório da Educação Matemática
Publicado
2017-03-30
Como Citar
Silva, P. P., Ribeiro, G., & de Oliveira, A. M. P. (2017). Quem somos nós? Reivindicando um construto para as identidades docentes. Cadernos De Educação, (54). https://doi.org/10.15210/caduc.v0i54.9353
Seção
Artigos