Consentimento Informado para Publicação
Os/as autores/as são responsáveis por garantir o direito à privacidade das pessoas participantes da pesquisa, protegendo sua identidade tanto na redação do artigo quanto em quaisquer imagens ou materiais suplementares. Devem anonimizar todas as informações que possam revelar a identidade das pessoas envolvidas, incluindo: nome, iniciais, número de prontuário, apelidos e identificadores digitais, como perfis em redes sociais, entre outros. Isso se aplica a qualquer tipo de recurso visual, como gráficos, fotografias, vídeos etc.
Quando um(a) autor(a) desejar incluir informações pessoais ou imagens de participantes ou de qualquer outra pessoa, deve obter consentimento informado por escrito, ou o consentimento de pais/tutores legais no caso de menores de 18 anos, autorizando expressamente a publicação desse material.
Nas pesquisas que utilizam entrevistas, grupos focais ou técnicas similares, e que requerem uso de consentimento informado, isso deve ser explicitado no artigo, na seção de Método.
Nessa seção, deve-se mencionar:
- que houve obtenção de consentimento informado;
- como o processo foi conduzido;
- que controles foram aplicados para proteger a privacidade dos participantes.
Caso se descubra, após a publicação, que um artigo contém informações identificáveis de participantes sem o devido consentimento, o artigo será retirado temporariamente até que o conteúdo seja removido ou corrigido para proteger os envolvidos.
Se houver qualquer dúvida por parte do/a editor(a) sobre a conduta ética da pesquisa, este poderá solicitar aos autores o documento de consentimento informado utilizado no estudo.
