#LulaMinistro, ciberativismo e públicos em rede
a hashtag que representou narrativas anti e pró-impeachment em 2016
Palavras-chave:
Ciberativismo, Análise de redes sociais, Públicos em rede, Impeachment
Resumo
Neste trabalho buscamos investigar de que forma diferentes opiniões políticas marcam sua fala mediante a utilização da hashtag #Lulaministro em março de 2016, quando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é empossado Ministro-Chefe da Casa Civil pela então presidente Dilma Rousseff. Para isso, usamos a Análise de Redes Sociais (ARS) para a coleta de dados, aliando ao estudo a análise de contingência, focando no conteúdo apresentado nas redes sociais por meio da assinatura coletiva objeto desta pesquisa. Com a observação de públicos em rede, percebemos as especificidades da comunicação mediada pelo computador, onde sujeitos se empoderam de redes sociais online para amplificar sua voz, deixando visíveis valores e ideias que, apesar de estarem diretamente conectadas a outros indivíduos na rede, se diferem e utilizam elementos contextuais em sua distinção dos demais. Assim, discutimos as narrativas divergentes compostas tanto por discursos pró e anti-impeachment, mas ligadas pela mesma assinatura.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Campos Rodeghiero, C., & Ribeiro Schinestsck, L. (2019). #LulaMinistro, ciberativismo e públicos em rede: a hashtag que representou narrativas anti e pró-impeachment em 2016. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 157-180. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15144
Seção
Artigos
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