Formação de professores de língua portuguesa e a importância de conceitos-chave para seu desenvolvimento
genericidade e textualidade
Palavras-chave:
Modelo didático de gênero, Genericidade, Textualidade
Resumo
O artigo explora a noção de modelo didático de gênero enquanto ferramenta didática e dispositivo de formação, enfatizando a relação entre a dimensão da genericidade e da textualidade presentes nesse construto advindo do campo da engenharia didática. Analisando um modelo didático do gênero “artigo midiático de divulgação científica” produzido por uma professora de Língua Portuguesa em formação continuada, aventa-se a hipótese de que o trabalho sistemático com e a elaboração de modelos didáticos de gênero pode fornecer benefícios ao trabalho e desenvolvimento profissional do professor, especialmente ao considerar-se a racionalização e explicitação necessárias à construção de um modelo didático coerente com princípios interacionistas sociodiscursivos. Conclui-se que a modelização didática de gêneros de texto, que alia o domínio da textualidade ao da genericidade, não deve ser descuidado do universo de práticas sociais de referência quando se trata de didatizar um determinado gênero de texto.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Carnin, A., & Maria de Mattos Guimarães, A. (2019). Formação de professores de língua portuguesa e a importância de conceitos-chave para seu desenvolvimento: genericidade e textualidade. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 69-98. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15145
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).