Repensar os cursos de Letras

  • Marcos LS Góis Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Linguística crítica, Ensino de língua, Letras

Resumo

Este ensaio lança algumas indagações a respeito das licenciaturas em Letras, considerando seu papel político-social no que tange ao ensino de língua portuguesa e de outras linguagens na contemporaneidade, bem como à formação de cidadãos. Ao colocar em relação ensino, linguagem e cidadania, sustenta que, para fazer dialogarem diversos saberes, a linguagem e seu ensino precisam ser alçados a uma posição significativa no cenário político-educacional, e isso significa, na prática, repensar os cursos de Letras. Esta reflexão, ancorada de modo especial nos trabalhos do sociólogo Boaventura de Sousa Santos e do linguista Kanavillil Rajagopalan, nos estudos críticos sobre linguagens e discursos, contextualiza brevemente os cursos de Letras no Brasil, resgatando opiniões de profissionais e pesquisadores da área; em seguida, traz um panorama teórico sobre a crise educacional; apresenta, por fim, algumas ideias que, embora incipientes, pleiteiam uma Educação Linguística Crítica. A educação linguística precisa oportunizar um ensino que forme indivíduos mais conscientes e responsáveis pelo uso dos saberes, dos conceitos, das ideias, com finalidades emancipatórias.

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Biografia do Autor

Marcos LS Góis, Universidade Federal da Grande Dourados
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa também pela Unesp (2007), com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra - Portugal (2006), sob orientação do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. É ex-professor educador no Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, nas disciplinas voltadas para a Leitura e Produção de Textos em curso de graduação. Foi Coordenador Pedagógico do Centro de Seleção (2008-2010), Coordenador Geral do Centro de Seleção da UFGD (2011 a 2013) e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Letras (2012-2014). Realizou pós-doutoramento no LAEL/PUC-SP (2014-2015), sendo supervisionado pela Profa. Dra. Beth Brait. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e exerce a função de coordenador do PPG-Letras. Atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Análise do Discurso, principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso e Estudos Pós-coloniais; Análise do Discurso e Estudos Interculturais; Análise do discurso e ensino de língua.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
LS Góis, M. (2019). Repensar os cursos de Letras. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 211-239. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15146