Repensar os cursos de letras

  • Marcos LS Góis Universidade Federal da Grande Dourados
Palavras-chave: Linguística Crítica, Ensino de Língua, Letras.

Resumo

Este ensaio lança algumas indagações a respeito das licenciaturas em Letras, considerando seu papel político-social no que tange ao ensino de língua portuguesa e de outras linguagens na contemporaneidade, bem como à formação de cidadãos. Ao colocar em relação ensino, linguagem e cidadania, sustenta que, para fazer dialogarem diversos saberes, a linguagem e seu ensino precisam ser alçados a uma posição significativa no cenário político-educacional, e isso significa, na prática, repensar os cursos de Letras. Esta reflexão, ancorada de modo especial nos trabalhos do sociólogo Boaventura de Sousa Santos e do linguista Kanavillil Rajagopalan, nos estudos críticos sobre linguagens e discursos, contextualiza brevemente os cursos de Letras no Brasil, resgatando opiniões de profissionais e pesquisadores da área; em seguida, traz um panorama teórico sobre a crise educacional; apresenta, por fim, algumas ideias que, embora incipientes, pleiteiam uma Educação Linguística Crítica. A educação linguística precisa oportunizar um ensino que forme indivíduos mais conscientes e responsáveis pelo uso dos saberes, dos conceitos, das ideias, com finalidades emancipatórias.

Biografia do Autor

Marcos LS Góis, Universidade Federal da Grande Dourados
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1997), mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Linguística e Língua Portuguesa também pela Unesp (2007), com estágio de doutoramento no Centro de Estudos Sociais, da Universidade de Coimbra - Portugal (2006), sob orientação do Prof. Dr. Boaventura de Sousa Santos. É ex-professor educador no Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo, nas disciplinas voltadas para a Leitura e Produção de Textos em curso de graduação. Foi Coordenador Pedagógico do Centro de Seleção (2008-2010), Coordenador Geral do Centro de Seleção da UFGD (2011 a 2013) e vice-coordenador do Programa de Pós-graduação (mestrado) em Letras (2012-2014). Realizou pós-doutoramento no LAEL/PUC-SP (2014-2015), sendo supervisionado pela Profa. Dra. Beth Brait. Atualmente é professor adjunto na Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD e exerce a função de coordenador do PPG-Letras. Atua na área de Linguística e Língua Portuguesa, com ênfase em Análise do Discurso, principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso e Estudos Pós-coloniais; Análise do Discurso e Estudos Interculturais; Análise do discurso e ensino de língua.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
LS Góis, M. (2019). Repensar os cursos de letras. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 211-239. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15146