Ensino da língua portuguesa
orações temporais introduzidas por antes de/que e depois de/que (estudo contrastivo)
Palavras-chave:
Orações temporais, Orações finitas, Orações infinitivas, Português brasileiro, Português europeu
Resumo
O objetivo do artigo intitulado Ensino da Língua Portuguesa –orações temporais introduzidas por antes de/que e depois de/que é apresentar os resultados de uma análise quantitativa e qualitativa das orações temporais finitas e infinitivas nas variedades europeia (PE) e brasileira do Português (PB). O trabalho possui duas partes principais. A primeira parte, baseada num estudo qualitativo, visa analisar as nuances existentes entre as formas finitas com o predicador usado no modo conjuntivo e as formas infinitivas, e a segunda, baseada numa metodologia quantitativa, pretende estudar as preferências pelas formas simples ou composta do infinitivo em PE e PB. Assim na primeira parte qualitativa, verificou-se haver simetria entre PE e PB no que diz respeito às restrições semânticas existentes entre as formas finita e infinitiva das orações temporais de anterioridade. No entanto, no caso das frases temporais de posterioridade, as variedades estudadas apresentam tendências divergentes: em PB, as frases finitas parecem possuir um valor hipotético e as frases infinitivas, ao contrário, mostraram possuirem o valor real ou factual. Em PE, porém, ambos os valores podem ser veiculados pelas frases inifnitivas, sendo evitado o uso do predicador no modo conjuntivo. Quando se apresenta em forma finita, é sempre no modo indicativo, o qual veicula sempre o valor fatual. Na segunda parte da pesquisa, foi verificado que em ambas as variedades prevalece o uso do infinitivo simples, apresentando, no entanto, o PE, uma maior ocorrência do infinitivo composto, contrariamente à sua contrapartida brasileira em que este parece ser evitado.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Svobodová, I. (2019). Ensino da língua portuguesa: orações temporais introduzidas por antes de/que e depois de/que (estudo contrastivo). Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 35-68. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15147
Seção
Artigos
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