O uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior
comunidades da UFMG
Palavras-chave:
Ensino superior, Ciência aberta, Software livre, Formação de professores, Educação a distância
Resumo
Tecnologias abertas são aquelas de livre acesso, mas, tal como uma ampla comunidade de educadores envolvidos em software livre, o Texto Livre vai além: tecnologias abertas, além do livre acesso, são garantidas por suportes livres, em especial o software livre. Este grupo de ensino, pesquisa e extensão da UFMG tem foco no uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior (especialmente Letras e Educação) e tem como premissa que a filosofia livre e aberta também gera conhecimento sobre métodos e metodologias e sobre ferramentas passíveis de utilização na educação. Da prática à teoria, este trabalho apresenta e discute a práxis de um congresso internacional de divulgação científica, o EVIDOSOL/CILTEC-Online, de um periódico científico, de uma disciplina de graduação baseada nesse ferramental e de um seminário internacional de discussão interdisciplinar de teorias de ponta. O conjunto de práticas relatado é uma amostra significativa das culturas do grupo Texto Livre.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Cristina Fricke Matte, A., Henrique Silva de Castro, C., Renata Marques Pereira, D., Guzzo de Almeida, E., & Lúcia da Silva Araújo, A. (2019). O uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior: comunidades da UFMG. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 181-209. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15149
Seção
Artigos
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