O uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior

comunidades da UFMG

  • Ana Cristina Fricke Matte Texto Livre/FALE/UFMG
  • Carlos Henrique Silva de Castro UFVJM
  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
  • Elizabeth Guzzo de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
  • Adelma Lúcia da Silva Araújo Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Palavras-chave: Ensino superior, Ciência aberta, Software livre, Formação de professores, Educação a distância

Resumo

Tecnologias abertas são aquelas de livre acesso, mas, tal como uma ampla comunidade de educadores envolvidos em software livre, o Texto Livre vai além: tecnologias abertas, além do livre acesso, são garantidas por suportes livres, em especial o software livre. Este grupo de ensino, pesquisa e extensão da UFMG tem foco no uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior (especialmente Letras e Educação) e tem como premissa que a filosofia livre e aberta também gera conhecimento sobre métodos e metodologias e sobre ferramentas passíveis de utilização na educação. Da prática à teoria, este trabalho apresenta e discute a práxis de um congresso internacional de divulgação científica, o EVIDOSOL/CILTEC-Online, de um periódico científico, de uma disciplina de graduação baseada nesse ferramental e de um seminário internacional de discussão interdisciplinar de teorias de ponta. O conjunto de práticas relatado é uma amostra significativa das culturas do grupo Texto Livre.

Biografia do Autor

Ana Cristina Fricke Matte, Texto Livre/FALE/UFMG
Doutora em Semiótica pela USP, com pós doutorado em Fonoestilística pela UNICAMP. Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG. Diretora Geral do grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Texto Livre e Coordenadora do Laboratório de Semiótica e Tecnologia SEMIOTEC.
Carlos Henrique Silva de Castro, UFVJM
Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG, professor da UFVJM.
Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP e professora da UFMG.
Elizabeth Guzzo de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG e professora da mesma instituição.
Adelma Lúcia da Silva Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG e professora da UFOP.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Cristina Fricke Matte, A., Henrique Silva de Castro, C., Renata Marques Pereira, D., Guzzo de Almeida, E., & Lúcia da Silva Araújo, A. (2019). O uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior: comunidades da UFMG. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 181-209. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15149