O Uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior: comunidades da UFMG

  • Ana Cristina Fricke Matte Texto Livre/FALE/UFMG
  • Carlos Henrique Silva de Castro UFVJM
  • Daniervelin Renata Marques Pereira Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
  • Elizabeth Guzzo de Almeida Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
  • Adelma Lúcia da Silva Araújo Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Palavras-chave: linguagem, tecnologia, educação aberta, formação de professores, software livre, aprendizagem situada, comunidades de prática

Resumo

Tecnologias abertas são aquelas de livre acesso, mas, tal como uma ampla comunidade de educadores envolvidos em software livre, o Texto Livre vai além: tecnologias abertas, além do livre acesso, são garantidas por suportes livres, em especial o software livre. Este grupo de ensino, pesquisa e extensão da UFMG tem foco no uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior (especialmente Letras e Educação) e tem como premissa que a filosofia livre e aberta também gera conhecimento sobre métodos e metodologias e sobre ferramentas passíveis de utilização na educação. Da prática à teoria, este trabalho apresenta e discute a práxis de um congresso internacional de divulgação científica, o EVIDOSOL/CILTEC-Online, de um periódico científico, de uma disciplina de graduação baseada nesse ferramental e de um seminário internacional de discussão interdisciplinar de teorias de ponta. O conjunto de práticas relatado é uma amostra significativa das culturas do grupo Texto Livre.

Biografia do Autor

Ana Cristina Fricke Matte, Texto Livre/FALE/UFMG
Doutora em Semiótica pela USP, com pós doutorado em Fonoestilística pela UNICAMP. Professora Associada da Faculdade de Letras da UFMG. Diretora Geral do grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão Texto Livre e Coordenadora do Laboratório de Semiótica e Tecnologia SEMIOTEC.
Carlos Henrique Silva de Castro, UFVJM
Doutor em Estudos Linguísticos pela UFMG, professor da UFVJM.
Daniervelin Renata Marques Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Doutora em Semiótica e Linguística Geral pela USP e professora da UFMG.
Elizabeth Guzzo de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG e professora da mesma instituição.
Adelma Lúcia da Silva Araújo, Universidade Federal de Minas Gerais - UFGM
Doutora em Estudos Linguísticos pela UFMG e professora da UFOP.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Cristina Fricke Matte, A., Henrique Silva de Castro, C., Renata Marques Pereira, D., Guzzo de Almeida, E., & Lúcia da Silva Araújo, A. (2019). O Uso de tecnologias digitais abertas no ensino superior: comunidades da UFMG. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 181-209. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15149