O Direito à Literatura: dos documentos oficiais às práticas educativas

  • Andressa Teixeira Pedrosa Zanon Universidade Estadual do Norte Fluminense
  • Eliana Crispoim França Luquetti
Palavras-chave: Ensino, Literatura, documentos oficiais

Resumo

O presente artigo, de cunho bibliográfico, tem como objetivo analisar os documentos oficiais da educação que tratam da Literatura no Ensino Médio, mais especificamente os PCNEM, PCN+ e OCN, para entender como esse conteúdo vem sendo exposto, além de investigar as filiações teóricas e intencionalidades dos documentos. Sabemos que o ensino de Literatura não vem sendo eficaz nas escolas brasileiras, o que resulta em uma formação ineficiente dos jovens, com relação à leitura. Diante disso, é fundamental compreender a importância desse conteúdo para a plena formação dos discentes e tentar encontrar caminhos possíveis para a condução mais efetiva do ensino de Literatura na Educação Básica. Para esse fim, investigamos autores que tratam da relevância do texto literário para a plena formação cidadã, como Candido (2011), Orlandi (1999), Cosson (2006), dentre outros. Assim, investigamos os documentos acima citados e percebemos que os mesmos ainda não são satisfatórios na proposição de um caminho eficiente para o ensino de Literatura na escola.

Biografia do Autor

Andressa Teixeira Pedrosa Zanon, Universidade Estadual do Norte Fluminense
DOUTORANDA E MESTRE EM COGNIÇÃO E LINGUAGEM PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE, LICENCIADA EM LETRAS PELA FUNDAÇÃO SÃO JOSÉ DE ITAPERUNA.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Teixeira Pedrosa Zanon, A., & Crispoim França Luquetti, E. (2019). O Direito à Literatura: dos documentos oficiais às práticas educativas. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 295-314. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15150