Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social
Palavras-chave:
Multiletramentos, Língua inglesa, Vulnerabilidade social
Resumo
A constante incorporação das tecnologias e mídias digitais ao dia a dia da comunicação humana provoca impactos no aprendizado dos alunos, uma vez que diversas habilidades são estimuladas ao se lidar com os aparelhos tecnológicos. A utilização de smartphones por jovens de todas as classes sociais indica a importância de tal aparelho na atualidade. Tendo em vista esta tendência, faz se necessário pensar em iniciativas que tentem aliar os multiletramentos que fazem parte da vida dos alunos fora da escola às práticas vivenciadas em sala de aula. O objetivo desse estudo é o de investigar a relação entre os multiletramentos e uma sequência didática (SD) (DOLZ; SCHNEUWLY, 2004) desenvolvida em um contexto de vulnerabilidade social. Os dados são provenientes da análise documental da SD elaborada. A SD foi desenvolvida em torno do gênero canção-rap e da mídia blog, e procurou, além de mobilizar as capacidades de linguagem dos alunos em língua inglesa, estimular o desenvolvimento de consciência crítica e participação social (BRAGA, 2010). As atividades da SD foram nomeadas e classificadas de acordo com as quatro categorias da pedagogia dos multiletramentos (GRUPO DE NOVAS LONDRES, 2000): Prática Situada, Instrução Explícita, Posicionamento Crítico e Prática Transformada. A análise indicou que a SD apresentou mais atividades de Posicionamento Crítico em relação às demais, por conta do foco adotado pela SD. As conclusões apontam para um possível engajamento motivado pela utilização de multiletramentos, uma vez que tais elementos não eram frequentemente incorporados às aulas de língua inglesa vivenciadas pelos alunos em contexto formal.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Isadora Lenharo, R., & Lúcia Lopes Cristovão, V. (2019). Multiletramentos no ensino de língua inglesa em um contexto de vulnerabilidade social. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 367-402. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15151
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).