Pires de Oliveira, Roberta; Quarezemin, Sandra. "Gramáticas na escola". Petropólis: Vozes, 2016, p. 184p.
Palavras-chave:
Ensino de gramática, Linguística formal, Gramática na escola, Método científico, Gramática gerativa, Ensino de língua portuguesa, Formação de professores
Resumo
O livro de Roberta Pires de Oliveira e Sandra Quarezemin aposta na metodologia de investigação da Linguística Formal, sobretudo no método negativo chomskyano – que consiste no julgamento de gramaticalidade de sentenças (cap. 3) –, para sugerir uma metodologia de trabalho em sala de aula, cujo objetivo primeiro é despertar a curiosidade do aluno pela investigação científica, tomando, como objeto de estudos, a gramática – aqui entendida no sentido de Chomsky (1986), i.e., como “conhecimento internalizado” (p. 43) – de sua língua materna e a de outras línguas à disposição no espaço escolar. A obra questiona (i) o silenciamento dos documentos oficiais em relação à contribuição que teorias formais teriam ao ensino de língua como também (ii) problematiza os resultados, infelizmente ainda negativos, das avaliações a que se submetem os alunos da educação básica, como o teste de Pisa, apesar de terem se passado, conforme apontam as autoras, vinte anos desde a publicação dos PCNs (p. 25).
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Tescari Neto, A., & Marques Toneli, P. (2019). Pires de Oliveira, Roberta; Quarezemin, Sandra. "Gramáticas na escola". Petropólis: Vozes, 2016, p. 184p. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 449-461. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15153
Seção
Resenhas
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