O gênero relatório técnico-científico
contribuições para seu ensino
Palavras-chave:
Relatório técnico-científico, Modelo didático de gênero, Ensino
Resumo
Este artigo objetiva apresentar um modelo didático do relatório técnico-científico a fim de auxiliar professores a instrumentalizar suas ações didáticas em cursos técnicos ou superiores. Para isso, parte de uma síntese dos estudos desenvolvidos sobre esse gênero de modo geral, tendo sido encontrados principalmente pesquisas sobre relatório de estágio e relatório técnico-científico. Faz também um levantamento bibliográfico em documentos prescritivos e elenca as características contextuais e linguístico-enunciativas principais do gênero em foco. A descrição do gênero selecionado baseia-se nas análises feitas por Autor 1 (2014) para construir as características das condições de produção, da infraestrutura textual, dos mecanismos de textualização e enunciativos, conforme o quadro de análise textual proposto por Bronckart (1999). Essa caracterização do gênero ofereceu subsídios para a construção do modelo didático desse instrumento semiótico apresentado neste artigo e, consequentemente, pode auxiliar para a elaboração de sequências didáticas (Dolz, Noverraz e Schneuwly, 2004) para seu ensino.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Correia Lemes Valezi, S., Santos Abreu-Tardelli, L., & Lopes Nascimento, E. (2019). O gênero relatório técnico-científico: contribuições para seu ensino. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 241-272. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15156
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).