O acento valorativo das palavras em comentários de facebook
o caso do feminicídio
Palavras-chave:
Feminicídio, Dialogismo, Redes sociais, Bakhtin
Resumo
Este artigo utiliza a teoria dialógica de Bakhtin para analisar o uso o unão da palavra feminicídio em interações verbais na internet,procurando compreender como as relações dialógicas que seestabelecem entre diferentes enunciados definem a sua aceitação;busca-se analisar, também, a acentuação valorativa atribuída à palavrapor diferentes locutores. O corpus é composto por comentários dosusuários da rede social Facebook, delimitados os assuntos “homicídiode mulher” e “feminicídio”, com foco na acentuação valorativa dasmarcas linguísticas utilizadas para a concordância ou recusa da palavra.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Giacomelli, K., & Larissa Marques Couto, S. (2019). O acento valorativo das palavras em comentários de facebook: o caso do feminicídio. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 403-425. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15159
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).