Norma linguística, preconceito e imigração no Brasil
Palavras-chave:
Preconceito linguístico, Norma linguística, Imigração, Ensino da língua portuguesa
Resumo
A imigração é um dos elementos constitutivos da formação nacional brasileira. Com a presença dos imigrantes, a ideia de uma suposta homogeneidade e de unidade nacional em seus diversos estratos (cultural, social, linguístico, econômico) é questionada pela entrada da heterogeneidade trazida pela forma mais radical da alteridade, ou seja, o imigrante. Com essa dinâmica, conflitos e tensões, tematizados como preconceitos, surgem dessa relação entre identidade e alteridade. O presente trabalho parte da hipótese de que o preconceito linguístico contra os imigrantes estabelecidos no Brasil se sustenta por meio da ideia de que a língua é homogênea e unitária. Para comprovar tal hipótese, serão analisados dois depoimentos de imigrantes que relatam as dificuldades de aprendizagem da língua portuguesa e algumas situações que envolvem a língua e o sotaque dos imigrantes.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Marcelo Bueno, A. (2019). Norma linguística, preconceito e imigração no Brasil. Revista Linguagem & Ensino, 21(1), 427-447. https://doi.org/10.15210/rle.v21i1.15160
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).