Ousar (re)existir: roupa do litígio

  • Elizabeth Fontoura Dorneles Universidade de Cruz Alta
Palavras-chave: Dispositivo, Poder, Política, Resistência.

Resumo

O artigo trata da relação de poder estabelecida entre o presidente de uma sessão legislativa e uma vereadora afrodescendente. O fato gerador da reprimenda que sofre a vereadora é seu vestuário. Analisamos o episódio a partir da perspectiva da Análise de Discurso. Convocamos Michel Foucault para encaminhar a reflexão acerca do poder, da resistência e do dispositivo, assim como trazemos Giorge Agamben que, a partir de Foucault, encaminha a noção de dispositivo paralela à constituição do sujeito. A análise mostra que a roupa funciona como dispositivo de poder que aciona a resistência. Aponta ainda que o presidente da sessão exerce o poder de forma distinta da vereadora.  

Biografia do Autor

Elizabeth Fontoura Dorneles, Universidade de Cruz Alta
Docente do Centro de Ciências Humanas e Sociais. Atuação no PPG Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social e no Curso de Pedagogia. Formação em Letras com doutorado no PPG Letras da UFRGS, concentração em Teorias do Texto e do Discurso.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Fontoura Dorneles, E. (2019). Ousar (re)existir: roupa do litígio. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 49-62. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15164