Sujeito, discurso e identidade de gênero
o olhar como gesto de resistência na análise de discurso
Palavras-chave:
Discurso, Sujeito, Publicidade
Resumo
Neste trabalho, dedico-me a pensar sobre o discurso de sujeitos transexuais pelo viés da Análise de Discurso de linha francesa, fundamentada por Michel Pêcheux. Proponho a análise de duas publicidades que foram divulgadas nas redes sociais por ocasião da celebração do dia internacional da mulher, oito de março, nos anos de 2016 e 2017. As materialidades analisadas apresentam o sujeito transexual como protagonista para a venda de produtos cosméticos. Questiono-me como é produzida a relação entre o sujeito transexual e a imagem da mulher, através de um gesto que pensa o olhar como categoria de análise, considerando a diferença entre um gesto de olhar a e um gesto de olhar para a transexualidade. Objetivo ver os efeitos de sentido que cada recorte discursivo aponta, revelando saberes que são ideologicamente diferentes, que me fazem questionar quais sujeitos transexuais estão incluídos verdadeiramente em um discurso construído para celebrar a (des)igualdade de gêneros.
Publicado
2019-03-08
Como Citar
Ferreira Cassana, M. (2019). Sujeito, discurso e identidade de gênero: o olhar como gesto de resistência na análise de discurso. Revista Linguagem & Ensino, 21(2), 118-133. https://doi.org/10.15210/rle.v21i2.15169
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).