Ensino de leitura e apropriação dos saberes pela didática da leitura subjetiva em nenhum peixe aonde ir (2006), de Marie-Francine Hébert
Palavras-chave:
Didática da leitura subjetiva, Ensino de leitura, Literatura infantil, Diário de leitura
Resumo
Este artigo apresenta a didática da leitura subjetiva a partir de trabalho docente sobre o livro infantil Nenhum peixe aonde ir, de Marie-Francine Hébert, 2006, que integra o acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). O trabalho aqui apresentado versa sobre a didática da leitura subjetiva, implementada na França no início do século XXI; e proposta de plano de trabalho com Nenhum peixe aonde ir, de Marie-Francine Hébert, 2006, enfatizando a depreensão dos saberes literários pela escrita de diários de leitura em sala de aula. Partimos da temática dos “conflitos sociais”, com o intuito de trilhar possibilidades de ensinar a ler literatura em sala de aula, para turmas do Ensino Fundamental II, 6º ano, por meio de elementos que revelam a subjetividade do leitor, bem como sua competência estética (Rouxel 2014: 28). O trabalho justifica-se pela subjetividade da leitura estar inserida de forma constitutiva no ato de ler, como questão contextual, sociocultural e identitária do leitor em formação (Jouve 2013: 65 e Michèli Petit,2008).Downloads
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Publicado
2019-03-12
Como Citar
Brito, L. (2019). Ensino de leitura e apropriação dos saberes pela didática da leitura subjetiva em nenhum peixe aonde ir (2006), de Marie-Francine Hébert. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 171-188. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15234
Seção
Artigos
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