Ensino de leitura e apropriação dos saberes pela didática da leitura subjetiva em Nenhum peixe aonde ir (2006), de Marie-Francine Hébert

  • Luciana Brito UENP/UEL
Palavras-chave: Ensino, literatura, formação de professsores

Resumo

Este artigo apresenta a didática da leitura subjetiva a partir de trabalho docente sobre o livro infantil Nenhum peixe aonde ir, de Marie-Francine Hébert, 2006, que integra o acervo do Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). O trabalho aqui apresentado versa sobre a didática da leitura subjetiva, implementada na França no início do século XXI; e proposta de plano de trabalho com Nenhum peixe aonde ir, de Marie-Francine Hébert, 2006, enfatizando a depreensão dos saberes literários pela escrita de diários de leitura em sala de aula. Partimos da temática dos “conflitos sociais”, com o intuito de trilhar possibilidades de ensinar a ler literatura em sala de aula, para turmas do Ensino Fundamental II, 6º ano, por meio de elementos que revelam a subjetividade do leitor, bem como sua competência estética (Rouxel 2014: 28). O trabalho justifica-se pela subjetividade da leitura estar inserida de forma constitutiva no ato de ler, como questão contextual, sociocultural e identitária do leitor em formação (Jouve 2013: 65 e Michèli Petit,2008).
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Brito, L. (2019). Ensino de leitura e apropriação dos saberes pela didática da leitura subjetiva em Nenhum peixe aonde ir (2006), de Marie-Francine Hébert. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 171-188. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15234