Sujeito, Linguagem E Discurso: Análise Discursiva Do Livro Didático De Língua Portuguesa

  • André Luiz Gaspari Madureira Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Linguística, Análise do Discurso, ensino, Livro didático

Resumo

Neste trabalho se objetiva apresentar resultados do projeto de pesquisa intitulado “Análise discursiva de livros didáticos de Língua Portuguesa”, desenvolvido na Universidade do Estado da Bahia – UNEB –, tomando-se por recorte atividades de linguagem e gramática propostas em um livro didático de Língua Portuguesa do Nível Fundamental II, distribuído na rede pública de ensino. A pesquisa se justifica pela necessidade de serem avaliados certos princípios norteadores do trabalho de texto e gramática que vem se realizando na Educação Básica. Já que o livro didático se constitui enquanto um material de apoio didático-pedagógico para as aulas de Língua Portuguesa, emerge a necessidade de ser periodicamente analisado, de modo a permitir que o professor da Educação Básica tenha um suporte eficaz para o desenvolvimento de atividades nas quais o texto, o discurso e a gramática sejam abordados de forma integrada. Essa integração visa possibilitar que as atividades de linguagem tornem-se significativas ao estudante, na medida em que se abre espaço para a reflexão de questões textuais e normativas, relacionando-as ao discurso. Nesse sentido, procura-se evidenciar as potencialidades dos procedimentos didáticos que o material em tela apresenta, e também as insuficiências, como forma de propor adequações para o estabelecimento da postura reflexiva relacionada aos aspectos textuais e discursivos. Por base teórica para a efetivação da pesquisa, institui-se a análise do discurso de linha francesa (doravante AD), fundamentada pelo filósofo Michel Pêcheux. Diante dessa perspectiva, são mobilizados os conceitos de memória discursiva, sujeito do discurso (ou forma-sujeito), condições de produção, além da concepção de não transparência da linguagem.

Biografia do Autor

André Luiz Gaspari Madureira, Universidade do Estado da Bahia
Graduado em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal); Especialista em Estudos Linguísticos e Literários pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Mestre em Letras e Linguística pela UFBA; Doutor em Letras e Linguística pela UFBA; Professor Adjunto de Letras/Linguística da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus II; Professor Adjunto Permanente do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), Campus I; Pesquisador do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Línguas, Linguagem e Culturas (GELLC/UNEB), devidamente cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Possui experiência na área de Letras e Linguística, com ênfase em Teorias Linguísticas, Língua Portuguesa e Argumentação, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso, Análise Textual, Argumentação, Retórica, Semântica e Ensino de Língua Portuguesa.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Luiz Gaspari Madureira, A. (2019). Sujeito, Linguagem E Discurso: Análise Discursiva Do Livro Didático De Língua Portuguesa. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 5-20. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15236