Projetos de trabalho na universidade
os alunos como colaboradores no desenvolvimento dos letramentos acadêmicos
Palavras-chave:
Letramento acadêmico, Projetos de trabalho, Leitura e escrita na universidade
Resumo
Uma das dificuldades que os alunos encontram quando ingressam no ensino superior envolve escrita e discurso acadêmico. Neste trabalho, é analisada uma prática pedagógica que toma os projetos de trabalho como fio condutor do planejamento para o ensino da leitura e da escrita na universidade. Trata-se de um recorte da pesquisa-ação que originou a tese de doutorado intitulada Letramentos acadêmicos: projetos de trabalho na universidade, defendida no primeiro semestre de 2016, na UFRGS. Objetiva-se, neste trabalho, analisar se a pedagogia de projetos possibilita tratar os alunos como colaboradores no desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. A geração de dados foi realizada com uma turma de alunos matriculados na disciplina de Leitura e Produção de Texto I, do Centro Universitário UNIVATES, durante o semestre B/2013. Neste estudo, serão analisados excertos de diários de campo e de entrevistas que narram as interações entre os participantes dos projetos enquanto liam e produziam textos, a fim de construírem conhecimento acadêmico sobre o tema do projeto. Enquanto dados conclusivos, evidencia-se a importância dos projetos, como possibilidade de os estudantes se engajarem nas práticas de letramento acadêmico valendo-se especialmente do diálogo, do fazer juntos, do negociar as decisões, impondo novos modos de fazer e de dizer na universidade.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Juchum, M. (2019). Projetos de trabalho na universidade: os alunos como colaboradores no desenvolvimento dos letramentos acadêmicos. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 81-97. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15237
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).