A identidade de cotistas e não cotistas em comentários online
valoração e dialogismo
Palavras-chave:
Ações afirmativas, Identidade, Comentário online, Valoração
Resumo
O presente estudo teve por objetivo investigar as valorações sobre a identidade de cotistas e não cotistas, materializadas em enunciados do gênero comentários online. Para isso, foram analisados comentários em respostas a uma publicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em sua página oficial do Facebook, inserida no contexto de divulgação dos resultados da primeira fase do vestibular da UFPR de 2015. A discussão sobre identidade está ancorada em Hall (2006), Silva (2014) e Woodward (2014), estudiosos dos Estudos Culturais. Além disso, a compreensão do comentário online como gênero está baseado nas teorizações do Círculo de Bakhtin (BAKHTIN, 2011 [1952]; BAKHTIN; VOLOCHÍNOV, 2010 [1929]; VOLOCHÍNOV, 2013[1930]) e em Alves Filho e Santos (2013). A análise dos comentários explicitou uma série de construções valorativas no tocante à posição identitária de sujeitos cotistas e não cotistas: valorações que desqualificam os cotistas, valorizam os não cotistas e separam (e hierarquizam) esses grupos sempre por meio de oposições binárias.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Rohling, N., & Machna de Mendonça, E. (2019). A identidade de cotistas e não cotistas em comentários online: valoração e dialogismo. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 21-54. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15238
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).