Escola sem Partido: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

  • Sabrina Hax Duro Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Fabiane Marroni Universidade Católica de Pelotas
Palavras-chave: Escola sem Partido, TIC, formação crítica

Resumo

  Todas as pedagogias do Séc. XXI apontam para um ensino-aprendizagem que estimule a formação do cidadão crítico dentro e fora dos muros das Instituições de Ensino (CARBONELL, 2016). Esforços do MEC, em proporcionar a formação continuada dos professores das escolas públicas, por meio de cursos tais como o Mídias na Educação e o Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação, têm direcionado o uso das mídias e tecnologias para a construção de saberes que permitem ao aprendiz ser autônomo, criativo, reflexivo e crítico. Entretanto, o projeto de Lei Escola sem Partido (PROJETO DE LEI DO SENADO nº 193 de 2016) visa exatamente o oposto: fazer com que professores e estudantes retrocedam nas suas formas de construir conhecimento, tornando-se sujeitos acríticos e sem voz. Escolas e professores têm tantos problemas imediatos para resolverem que leis importantes e cruciais como esta passam despercebidas e, por vezes, sem a participação de profissionais especializados e nem dos protagonistas – aqueles que serão influenciados diretamente por tais regulamentos. Este trabalho visa descrever as pedagogias atuais por meio de um estudo bibliográfico e discutir o uso das TIC como recursos de aprendizagem crítica, bem como reforçar a importância do papel do professor e sua participação política em decisões como essas já que o projeto foi aprovado em ao menos três cidades de Alagoas e tramita em outros cinco estados do país. Faremos um levantamento, por meio de um questionário misto, sobre o que pensam alguns profissionais que vêm trabalhando na formação de professores em cursos a distância em Instituições Públicas (UFPel, IFSUL, FURG e IFRS) das cidades de Pelotas e Rio Grande sobre o projeto de Lei Escola sem Partido e como tal regulamentação influenciaria na utilização das TIC como recursos educacionais e de aprendizagem por parte dos professores.

Biografia do Autor

Sabrina Hax Duro Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
Sabrina Hax Duro Rosa é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Rio Grande, R.S. Licenciada em Letras, obteve seu título de mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas e cursa o doutorado na mesma Instituição. Sua experiência profissional abrange o ensino Fundamental e Médio, escolas particulares de idiomas e ensino superior. Atua nas áreas de educação a distância, de aquisição de línguas e tem interesse em assuntos referentes à Linguística Aplicada Crítica e Estudos Culturais e Identitários.
Fabiane Marroni, Universidade Católica de Pelotas
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1995), aperfeiçoamento em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela mesma Instituição (2008). Professora adjunta da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Acervo Digital. Atua, também, com temas relacionados à semiótica discursiva, novas tecnologias na educação, design gráfico e digital, além de interface homem-computador, principalmente aspectos referentes à usabilidade. Coordena o projeto Rede de Pontos de Cultura do Município de Pelotas (UCPel-MinC), que recebeu do Ministério da Cultura, em 2007, o Prêmio Escola Viva. Na mesma Instituição, coordena o Laboratório de Acervo Digital, premiado, em 2011, no Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, categoria Coorporativa. Coordenou os cursos da área de Informática da UCPel entre 2012 e 2014 e o curso superior de Tecnologia em Produção Fonográfica entre 2008 e 2011. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade, atuando nas áreas de Tecnologia na Educação e Semiótica.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Rosa, S. H. D., & Marroni, F. (2019). Escola sem Partido: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 99-120. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15240