Escola sem Partido: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC)

  • Sabrina Hax Duro Rosa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
  • Fabiane Marroni Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Palavras-chave: Escola sem Partido, TIC, formação crítica

Resumo

  Todas as pedagogias do Séc. XXI apontam para um ensino-aprendizagem que estimule a formação do cidadão crítico dentro e fora dos muros das Instituições de Ensino (CARBONELL, 2016). Esforços do MEC, em proporcionar a formação continuada dos professores das escolas públicas, por meio de cursos tais como o Mídias na Educação e o Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação, têm direcionado o uso das mídias e tecnologias para a construção de saberes que permitem ao aprendiz ser autônomo, criativo, reflexivo e crítico. Entretanto, o projeto de Lei Escola sem Partido (PROJETO DE LEI DO SENADO nº 193 de 2016) visa exatamente o oposto: fazer com que professores e estudantes retrocedam nas suas formas de construir conhecimento, tornando-se sujeitos acríticos e sem voz. Escolas e professores têm tantos problemas imediatos para resolverem que leis importantes e cruciais como esta passam despercebidas e, por vezes, sem a participação de profissionais especializados e nem dos protagonistas – aqueles que serão influenciados diretamente por tais regulamentos. Este trabalho visa descrever as pedagogias atuais por meio de um estudo bibliográfico e discutir o uso das TIC como recursos de aprendizagem crítica, bem como reforçar a importância do papel do professor e sua participação política em decisões como essas já que o projeto foi aprovado em ao menos três cidades de Alagoas e tramita em outros cinco estados do país. Faremos um levantamento, por meio de um questionário misto, sobre o que pensam alguns profissionais que vêm trabalhando na formação de professores em cursos a distância em Instituições Públicas (UFPel, IFSUL, FURG e IFRS) das cidades de Pelotas e Rio Grande sobre o projeto de Lei Escola sem Partido e como tal regulamentação influenciaria na utilização das TIC como recursos educacionais e de aprendizagem por parte dos professores.

Biografia do Autor

Sabrina Hax Duro Rosa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS
Sabrina Hax Duro Rosa é docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Câmpus Rio Grande, R.S. Licenciada em Letras, obteve seu título de mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas e cursa o doutorado na mesma Instituição. Sua experiência profissional abrange o ensino Fundamental e Médio, escolas particulares de idiomas e ensino superior. Atua nas áreas de educação a distância, de aquisição de línguas e tem interesse em assuntos referentes à Linguística Aplicada Crítica e Estudos Culturais e Identitários.
Fabiane Marroni, Universidade Católica de Pelotas - UCPEL
Possui graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pela Universidade Católica de Pelotas (1995), aperfeiçoamento em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (1997), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela mesma Instituição (2008). Professora adjunta da Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Acervo Digital. Atua, também, com temas relacionados à semiótica discursiva, novas tecnologias na educação, design gráfico e digital, além de interface homem-computador, principalmente aspectos referentes à usabilidade. Coordena o projeto Rede de Pontos de Cultura do Município de Pelotas (UCPel-MinC), que recebeu do Ministério da Cultura, em 2007, o Prêmio Escola Viva. Na mesma Instituição, coordena o Laboratório de Acervo Digital, premiado, em 2011, no Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para Aprendizagem, categoria Coorporativa. Coordenou os cursos da área de Informática da UCPel entre 2012 e 2014 e o curso superior de Tecnologia em Produção Fonográfica entre 2008 e 2011. Leciona no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade, atuando nas áreas de Tecnologia na Educação e Semiótica.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Hax Duro Rosa, S., & Marroni, F. (2019). Escola sem Partido: uma reflexão sobre o processo de ensino-aprendizagem na formação do cidadão (a)crítico e a (in)visibilidade das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 99-120. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15240