O cinema como dispositivo de aprendizagem da língua brasileira de sinais e da cultura surda
Palavras-chave:
Ensino de libras, Metodologias de ensino, Cinema
Resumo
O presente artigo está inserido no campo das discussões contemporâneas sobre o Ensino da Língua Brasileira de sinais a Libras como segunda língua para ouvintes. O texto apresenta um Projeto de Ensino intitulado CINELIBRAS, o qual foi desenvolvido entre acadêmicos das mais diversas licenciaturas da Universidade Federal de Pelotas. O Objetivo principal foi desenvolver, aprofundar e incentivar através do cinema temas referentes às línguas de sinais e à cultura surda nos acadêmicos que serão futuros professores. Dessa forma, foram feitas sessões de cinema, quinzenais com a exposição de filmes com temática relacionada às línguas de sinais e cultura surda e, após a exposição do mesmo houve um determinado tempo para discussões e para que os alunos se manifestassem em relação ao que tinham assistido, oportunizando-se um momento de troca de experiências. A avaliação do projeto foi feita a partir de narrativas que os acadêmicos eram solicitados a escrever após essas discussões. Nessas narrativas percebeu-se o quanto a temática da cultura surda e da Libras ainda são desconhecidas por parte dos acadêmicos. Um dado importante foi constatar que após a exibição dos filmes e do momento da discussão os alunos tiveram a oportunidade de rever conceitos já engessados sobre os sujeitos surdos, usuários da Libras e essa reflexão possibilitou mudanças conceituais para esses futuros professores.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Bataglin Raugust, M., & Ávila Pereira, K. (2019). O cinema como dispositivo de aprendizagem da língua brasileira de sinais e da cultura surda. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 121-147. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15241
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).