O saber linguístico
um olhar sobre a formação docente no curso de Pedagogia da UFSM
Palavras-chave:
Estudos linguísticos, Curso de Pedagogia da UFSM, Disciplinas, Língua e linguagem
Resumo
Neste artigo realizamos uma análise inicial sobre a presença dos Estudos Linguísticos no conjunto de disciplinas do Curso de Pedagogia da UFSM. A abordagem teórica traça um breve histórico do surgimento da Linguística como campo do saber que tem por objeto a língua, do seu lugar nas Ciências da Linguagem, bem como situa sua institucionalização e disciplinarização. Para tanto, analisamos as ementas das disciplinas que tratam sobre língua e linguagem, lançando um olhar sobre os programas e bibliografias destas. Deste modo, buscamos ainda compreender quais conteúdos relativos aos estudos linguísticos estão presentes no Curso e suas finalidades na formação de um professor-alfabetizador. Os resultados nos mostram que há uma preocupante ausência da Linguística e também uma imprecisão sobre qual conceito de língua norteia a formação do Pedagogo, tendo em vista que ele necessita desses conhecimentos linguísticos para trabalhar com a aquisição da língua e da linguagem no processo de alfabetização.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Dias Delgado, A., & Rosa Sturza, E. (2019). O saber linguístico: um olhar sobre a formação docente no curso de Pedagogia da UFSM. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 149-169. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15242
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).