Turbilhão de palavras
reavaliando o uso da língua materna no ensino de língua estrangeira
Palavras-chave:
Língua estrangeira, Língua materna, Ensino-aprendizagem.
Resumo
A utilização da língua materna em cursos de língua estrangeira representa ainda hoje um tema polêmico, presente nas discussões de professores e pesquisadores. Esse artigo discute criticamente as principais posições nesse debate a partir de um estudo empírico e do exame do repertório conceitual que ele articula. Em um primeiro momento, o artigo oferece um breve panorama do papel do uso da língua materna no ensino de língua estrangeira ao longo do tempo para, logo após, examinar conceitos que estruturam essa discussão. Em seguida, a partir de uma sondagem feita com professores de francês língua estrangeira (FLE) na cidade de São Paulo, o artigo examina diferentes posicionamentos quanto ao uso da língua materna no ensino de língua francesa para um público de aprendizes cuja língua materna é a mesma para aprendizes e docentes. A análise lança mão dos conceitos de interlíngua e de plurilinguismo das contribuições de Germain, Puren e Castellotti. O Quadro Europeu Comum de Referência representará também objeto dessa reflexão.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Luiza Ramazzina Ghirardi, A. (2019). Turbilhão de palavras: reavaliando o uso da língua materna no ensino de língua estrangeira. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 189-214. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15243
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (BY-NC-ND 2.5 BR) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).