A Constituição discursiva do escândalo político como luta social: o emprego da metáfora no discurso midiático em “Novos Aloprados”

  • Maria Eduarda Gonçalves Peixoto Universidade Estadual do Ceará - UECE
  • Ruberval Ferreira Universidade Estadual do Ceará - UECE
Palavras-chave: Escândalo Político, Discurso, Hegemonia, Metáfora

Resumo

No Brasil, o escândalo político tem se tornado cada vez mais frequente, revelando as dimensões e o funcionamento do poder institucional no país. Pensando o evento particular em sua relação com a estrutura social mais ampla, este artigo objetiva apresentar e discutir o escândalo político como evento tenso de significação que se constitui discursivamente por instâncias enunciativas de mídia. Fundamentado teoricamente em uma concepção de escândalo político como acontecimento simbólico (THOMPSON, 2002) e em uma perspectiva de discurso enquanto prática articulatória hegemônica (LACLAU e MOUFFE, 1987; LACLAU, 2011), este trabalho empreende uma análise do escândalo político Novos Aloprados, descrevendo comparativamente o emprego da estratégia discursivo-textual da metáfora (LAKOFF e JOHNSON, 2002) nas práticas discursivas midiáticas das revistas Veja e Carta Capital. Os resultados obtidos indicam que o escândalo político em foco constitui-se discursivamente em embates hegemônicos, o que permite uma leitura do evento em geral como luta social.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Gonçalves Peixoto, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Bacharel em Letras: Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutoranda em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Desenvolve e publica trabalhos na área de Linguística, com ênfase nos estudos do texto e do discurso.
Ruberval Ferreira, Universidade Estadual do Ceará - UECE
Professor Adjunto do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada (PosLA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). É graduado em Letras pela Universidade Estadual do Ceará/FAFIDAM (1991), Mestre em Lingüística pela Universidade Federal do Ceará (1997) e Doutor em Lingüística pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP, (2005). Durante seu doutoramento realizou Estudos Doutorais Livres na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, França, como Pesquisador Convidado, em 2003/2004. É membro do GT Práticas identitárias em Lingüística Aplicada da ANPOLL e da Associação Brasileira de Lingüística (ABRALIN). É Coordenador do Grupo de Estudos de Mídia e Tensões Sociais no Contemporâneo - GEMTES e um dos fundadores do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Pragmática, ligado ao Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Atua nas áreas de Semântica e Pragmática, Estudos do texto/discurso e Mídia. É autor dos livros GUERRA NA LÍNGUA: MÍDIA, PODER E TERRORISMO (Fortaleza: Eduece, 2007) e UM MAPA DA CRÍTICA NOS ESTUDOS DA LINGUAGEM E DO DISCURSO (Em parceria - São Paulo: Pontes Editores, 2016). Tem artigos publicados em livros, anais de congresso e revistas nacionais e internacionais.
Publicado
2019-03-12
Como Citar
Eduarda Gonçalves Peixoto, M., & Ferreira, R. (2019). A Constituição discursiva do escândalo político como luta social: o emprego da metáfora no discurso midiático em “Novos Aloprados”. Revista Linguagem & Ensino, 20(2), 389-420. https://doi.org/10.15210/rle.v20i2.15245